Hierarquia de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os valores implicam necessariamente em uma preferência, ou seja, há uma hierarquia de prioridades e necessidades individuais que partem de um grau contínuo de importância. Esses valores são particulares e influenciam diretamente em nossas opiniões, comportamentos e reações com o meio e a sociedade.
Estudos Empíricos
O objetivo dos estudos empíricos é estabelecer os valoreshierárquicos de uma ou outra sociedade. Muitos desses foram realizados particularmente nos Estados Unidos.

Hierarquia e tipos motivacionais
Com base nos estudos de pesquisas realizadas sobre a estrutura motivacional dos valores, a hierarquia axiológica pode ser estabelecida também a partir dos tipos motivacionais. Um tipo motivacional é um fato composto por diversos valores que apresentam similaridadedo ponto de vista do conteúdo motivacional.
Os tipos motivacionais já verificados empiricamente são os seguintes:
1) Hedonismo: A gratificação de necessidades físicas é transformada em valores socialmente reconhecidos. A meta motivacional desse grupo de valores é o prazer e a gratificação sensual.
2) Auto-realização: Sua meta é o sucesso pessoal obtido por uma demonstração decompetência que, geralmente, leva ao reconhecimento social.
3) Poder social: O funcionamento da sociedade parece exigir algum sistema de estratificação de função e de responsabilidade. Dessa forma, surgem no grupo as relações de dominação e submissão. Para justificar esse fato na vida social, o poder é transformado em valor. Necessidades individuais de dominação e de controle podem também sertransformadas em valores relativos ao poder. A meta desse tipo de valores é a procura de status social, prestígio e controle sobre pessoas e recursos.
4) Autodeterminação: Os valores de autodeterminação procuram a independência de pensamento, de ação, de opção.
5) Conformidade: Sua meta motivacional é o controle de impulsos e do próprio comportamento em conformidade com as expectativas sociais.6) Benevolência: a meta motivacional é o interesse e a preocupação com o bem-estar das pessoas íntimas.
7) Segurança: A meta dos valores desse tipo é a integridade pessoal e de pessoas e grupos de identificação, assim como a estabilidade da sociedade e de si mesmo.
8) Tradição: Todas as sociedades desenvolvem usos, costumes, práticas e símbolos que representam o seu destino e a suaexperiência comum. A meta motivacional dos valores relativos à tradição é o respeito e a aceitação dos ideais e costumes da sua sociedade.
9) Estimulação: Necessidade de excitação, novidade e mudança, a fim de poder manter um nível satisfatório de funcionamento.
10) Filantropia: A meta motivacional desse grupo de valores é a procura do bem-estar de todos.
Estrutura dinâmica dos tipos motivacionaisOs tipos motivacionais de valores relacionam-se entre si de forma dinâmica. Os valores ao serviço de interesses individuais são opostos àqueles que servem interesses coletivos. Assim postulam-se dois tipos básicos de relacionamento entre eles: de compatibilidade e de conflito.
Na estrutura motivacional, os cinco tipos de valores que expressam interesses individuais (autodeterminação,estimulação, hedonismo, realização e poder social) ocupam uma área contígua que é oposta àquela reservada aos três conjuntos de valores que expressam primariamente interesses coletivos (benevolência, tradição e conformidade). Os tipos motivacionais segurança e filantropia, constituídos por valores que expressam interesses tanto individuais como coletivos, situam-se nas fronteiras dessas duas áreas.Schwartz e Bilsky postulam compatibilidade entre os tipos de valores adjacentes, pois representa um mesmo interesse e conflito entre os tipos de valores situados em direções opostas, pois representa interesses opostos.
Estrutura bidimensional
A relação estrutural básica entre os valores e entre os tipos motivacionais por eles constituídos pode ser sintetizada por duas dimensões bipolares já...
tracking img