Hibrido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Híbrido.
Híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis. [1] Este fenômeno foi estudado pela primeira vez em plantas por Joseph Gottlieb Kölreuter durante o século XVIII, embora existam citações mais antigas sobre esse assunto, tanto em plantas como em animais.
Algumasdessas novas espécies ainda são produzidas até hoje através do cruzamento entre espécies, essencialmente para serem usadas como atrações de shows e locais turísticos. Atualmente, os cientistas estão tentando recriar o mamute, animal pré-histórico, através de inseminação artificial de sêmen destes animais (que foram encontrados congelados em algumas partes do planeta) em fêmeas de elefante, que são seusparentes modernos. Se conseguirem, este animal será um híbrido de elefante com mamute, e provavelmente também será estéril.

Tipos Híbridos.

Híbrido duplo - é o cruzamento de dois híbridos simples.
Híbrido triplo - é o cruzamento simples F1 com uma linhagem endogâmica.
Definição.
A definição de Híbrido em Biologia pode direcionar para duas linhas de raciocínio: o genético e o taxonômico.No raciocínio genético o termo híbrido tem vários significados, todos referentes à descendência de reprodução sexual Em geral, o híbrido é sinônimo de heterozigoto: qualquer prole resultante do cruzamento de dois indivíduos homozigotos diferentes.
Já no raciocínio Taxonômico refere-se à descendência híbrida resultante do cruzamento entre dois animais ou plantas de espécies diferentes. Existemquatro categorias de híbridos definidos pelo contexto taxonômico, porém apenas 3 reconhecidas e identificadas:
* Intraespecíficas: são híbridos formados a partir de indivíduos da mesma espécie, porem entre subespécies diferentes. Exemplo: entre o tigre de Bengala e o tigre siberiano
* Interespecíficos: quando estes são formados a partir de indivíduos de espécies diferentes como o caso doLigre, um híbrido entre um tigre e um leão.
* Interfamiliares: Apesar de extremamente raro existe registro de híbridos que ocorrem com o cruzamento entre famílias diferentes um dos poucos exemplos são os híbridos de galinha d’angola
* Interordinal: seriam os híbridos formados entre indivíduos de ordens diferentes, porem não existe registros.

Existe um outo tipo de hibrido considerado comodefinição, que são os indivíduos que possuem uma menor distância evolutiva do que subespécies. Normalmente estes tipos de híbridos são utilizados na agropecuária para melhoramento genético. A partir de cruzamentos selecionados estes indivíduos são feitos para tentarem conseguir as características vantajosas dos progenitores eliminando assim as desvantajosas e fazendo indivíduos ideiais para o usodo produtor. É feito tanto com plantas como animais.

Hibridação De Animais.
A hibridação de animais é um acontecimento de certa forma raro. Devido à existência de grande empecilho, a formação de híbridos por si só considerando que estes são inférteis já é uma grande dificuldade, aumentando muito a criação de híbridos férteis na natureza. A mula é um exemplo comum e fácil para explicar taldificuldade de criar indivíduos férteis. A mula é o resultado do cruzamento de um burro com uma égua. Estes por sua vez são indivíduos de espécies diferentes, então como é comum possuir um número de cromossomos diferentes. Nesse caso a égua tem 64 e os burros 62; os animais resultantes deste cruzamento (as mulas e os bardotos) têm 63 cromossomos: o cromossomo extra não vai ter um par homólogo, logo,o processo da meiose não se dá e, sem células reprodutoras, o animal é estéril Existem, no entanto, dois fatores que tornam um híbrido fértil, e com isso o nascimento de uma nova espécie ( seguindo o conceito biológico de espécie ): a homoploidia e a poliploidia. A hibridação homoploide resulta no cruzamento de espécies distintas, mas parentes, onde a nova espécie híbrida tem o número normal de...
tracking img