Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obesidade e o Desporto

Uma vez mais, o mundo assiste nos Jogos Olímpicos a demonstrações de velocidade, força e resistência sem precedentes. Mas enquanto os atletas tentam ultrapassar os seuspróprios limites, a maioria de nós faz cada vez menos exercício físico.
O desporto é um aspecto fundamental da estratégia de luta contra a obesidade da UE . Este fenómeno atingiu proporções assustadorasna Europa e no resto do mundo, trazendo consigo toda uma série de problemas de saúde, como a diabetes, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Os maus hábitos alimentares e a falta deactividade física são os principais culpados. Os europeus passam em média seis horas sentados, normalmente em frente a um ecrã de televisor ou de computador. Menos de um terço dos adultos tem umaactividade física regular intensa e mais de metade afirma não ter tempo para praticar mais exercício.
Mas o excesso de peso não afecta unicamente os países desenvolvidos, constituindo igualmente umproblema em muitos países em desenvolvimento. Para a OMS, trata-se de uma epidemia mundial. Em alguns países da UE, quase metade dos adultos têm excesso de peso e muitos são obesos. Cerca de 30% dascrianças europeias são demasiado gordas.
A Comissão quer que os governos promovam o desporto não apenas pelos seus aspectos competitivos, mas também pelos benefícios que traz para a saúde. Nem todos podemosganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas todos podemos praticar mais desporto para viver mais e melhor. Em 2007, a Comissão e a UEFA juntaram esforços na realização de uma campanhatelevisiva  com o objectivo de promover a actividade física. O vídeo mostra uma equipa de homens barrigudos que tentam jogar futebol sem se levantarem dos seus cadeirões.(http://www.youtube.com/watch?gl=FR&hl=fr&v=24SI-9F1ZUc)
A OMS recomenda pelo menos 30 minutos diários de exercício moderado para os adultos e 60 minutos para as crianças.
Para além dos benefícios para a saúde, o desporto...
tracking img