Hermeneutica biblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Estudar (e interpretar) a Bíblia. Hermenêutica.


0. Sempre tenha em sua mente as regras da sã Hermenêutica

(interpretação literal-gramatical-histórica, dentro da dispensação e dentro do contexto textual e histórico).

Em última instância, todas as diferenças teológicas entre os crentes recaem em “Como interpretar a Palavra de Deus?”




Basicamente, há apenas 2 métodos deinterpretação da Bíblia:


- Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!

- Método literal-gramatical-histórico: " Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, anão ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário." (D. L. Cooper). Obviamente, a interpretação literal-gramatical-histórica tem espaço para linguagem figurada-poética ("Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio eindiscutível, só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel e a Igreja, etc.).


Claro, claro, há talvez 0,1% de passagens com sentido poético (Is 55:12 ... os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas) e com uso de figuras de linguagens (eu sou a porta ... eu sou o caminho ... etc.), mas sempre há ummodo (único e evidente pelo contexto imediato e mediato) de interpretá-los de modo que honre o literalismo racional. Talvez um exemplo esclareça melhor:

Se o jornal diz que “a educação é o caminho que o Brasil deve trilhar”, isto é linguagem figurada, mas todos, de modo simples e imediato e honrando o literalismo racional, entendem que “caminho” não é uma rodovia, e que “trilhar” não é com pésfísicos literais! Todos entendem que “caminho”, na sentença, significa ação a ser tomada para a salvação do nosso país. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal-óbvia-indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra interpretação possível. Ninguém precisa entender diferentemente.
Semelhantemente, onde Cristo diz “Eu sou o caminho ...”, devemos entender que “caminho”, nestasentença, significa acesso, maneira que habilita para a salvação pessoal do inferno e para a adoção pelo Pai, através fé bíblica e recebimento bíblico do Cristo da Bíblia. Para mim, esta é a interpretação LITERAL racional, literal-óbvia-indiscutível dentro do seu contexto. Não há outra possível. Ninguém precisa entender diferentemente.

Interpretação alegórica é o oposto do acima. Um alegorista dirá“A palavra `Eu` significa a igreja Fulana, portanto o que Cristo realmente quis dizer é que a igreja Fulana é o único caminho para a salvação; outro alegorista dirá "A expressão `o caminho` é muito radical, devemos interpretá-la como sendo apenas `um dos muitos caminhos possíveis`, portanto o que Cristo realmente quis dizer é que Ele é um dos muitos caminhos possíveis para o céu, e sabemos queoutros caminhos igualmente possíveis são as boas obras, a sinceridade, o esforço sincero, o batismo, o budismo, o islamismo, qualquer religião sinceramente seguida, ou até mesmo o ateísmo bondoso.” Com a interpretação alegórica, o interpretador faz a Bíblia ensinar qualquer coisa que ele quiser. Com interpretação alegórica, vai-se à Bíblia para torcê-la de modo a dizer o que o homem quer, é Deus quetem que se dobrar ao homem e não este a Deus.

Para o literalista, Israel é sempre Israel; para o alegorista 1 Israel significa a Igreja Católica Romana, para o alegorista 2 Israel significa a Igreja verdadeira dos salvos verdadeiros, ... para o alegorista 20 significa qualquer outra coisa.
Para o literalista, as inúmeras promessas da Bíblia de um reino de 1000 anos literais de Cristo...
tracking img