Doencas causadas por virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspergilose Pulmonar
É a infecção pulmonar causada pelo fungo chamado aspergillus. A doença se desenvolve na maioria dos casos nos pulmões, mas outras partes do corpo podem ser comprometidas pela doença. Normalmente, o fungo não causa doença em pessoas saudáveis. Poderá estar presente também em hospitais, podendo causar doença em pacientes com a imunidade diminuída.
• Sintomas: tosse;expectoração de catarro com o formato dos brônquios (tubulares) tipo "moldes"; fraqueza; chiado no peito ou crises de asma; febre; encurtamento da respiração; perda de peso; tossir sangue; e etc. entretanto, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma – algo freqüente nos casos de bola fúngica.
• Diagnóstico: não é fácil diagnosticar esta doença. As alterações relatadas pelo paciente e o exame físicopodem levar o médico a suspeitar de tal diagnóstico. a radiografia do tórax e um exame de sangue chamado de precipitinas para aspergillus, pode auxiliar no diagnóstico em determinados casos.
• Tratamento: as formas alérgicas da aspergilose são tratadas basicamente com corticóides. a bola fúngica - também chamada de micetoma - é tratada com a cirurgia ou com anti-fúngicos por 6 a 12 meses
•Prevenção: normalmente, nada pode ser feito para prevenir esta doença.
Blasfomicose
A Blasfomicose é uma doença pulmonar causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis. Após inalação dos esporos, as leveduras localizam-se nos pulmões, sendo fagocitadas pelos macrófagos, no interior dos quais sobrevivem e se multiplicam. Na maioria dos casos a infecção é assintomática e o sistema imunitário destrói o invasor.Há frequentemente formação de granulomas que limitam a disseminação das leveduras.
1. Sintomas: numa minoria há sintomas de pneumonia, com febre, suores, tosse e expectoração e falta de ar. Em alguns indivíduos imunodeprimidos ou mais idosos, pode haver disseminação do fungo, mesmo na ausência de sintomas pulmonares, com infecção de órgãos como a pele, baço, fígado e outros.
2. Diagnóstico: éobservada ao microscópio a expectoração, mas a cultura pode ser necessária para a identificação.
3. Tratamento: é com o fármaco antifúngico anfotericina B, ou com derivados de azol, como itraconazol.
Candidíase
É uma infecção genital causada por um fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e no órgão genitalfeminino. Os sintomas aparecem quando ocorrem alterações de imunidade.
1. Sintomas: Coceira e sensação de ardência na vulva; Corrimento vaginal branco espesso e aderente; Inflamação vulvar com vermelhidão; Algumas mulheres têm apenas uma leve irritação e coceira; Grande desconforto durante a relação sexual.
2. Diagnóstico: O diagnóstico é clínico, através de exames de laboratório e o Papanicolau(exame preventivo de câncer).
3. Tratamento: Medicamentos locais e sistêmicos.
4. Prevenção: Higienização adequada; Evitar vestimentas muito justas; Tratar doença predisponente; Camisinha
5. Transmissão: Ocorre transmissão pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, órgão genital feminino e dejetos de doentes ou portadores. A transmissão da mãe para o recém-nascido (transmissãovertical) pode ocorrer durante o parto. A infecção, em geral, é primária na mulher, isto é, desenvolve-se em razão de fatores locais ou gerais que diminuem sua resistência imunológica.
Coccidioidomicose
Micose sistêmica, predominantemente pulmonar, podendo, também, comprometer pele, laringe, ossos, articulação e meninges, entre outros. Apos a infecção, 60% dos indivíduos apresentam infecção primariainaparente; os demais, geralmente, cursam com uma infecção moderada ou levemente grave.
• Sintomas: comprometimento respiratório baixo, febre, sudorese noturna, dor pleural, dispnéia, tosse produtiva, artralgia, anorexia
• Transmissão: Por inalação dos artroconídeos (forma do fungo no solo). A transmissão por inoculação, sobretudo a decorrente de acidentes de laboratório, é relativamente...
tracking img