Hermafroditismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Hermafroditismo

Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Biologia do Desenvolvimento e o tema apresentado é o Hermafroditismo. Por definição sabemos que o hermafroditismo é um individuo que anormalmente nasce com dois sexos diferentes, ou seja, em simultâneo apresenta sexo feminino e sexo masculino. Ao ser lecionada a matéria de embriologia do corpohumano nesta unidade curricular, ao percebermos como se desenvolvem as estruturas que constituem o nosso corpo, em destaque, quais as estruturas responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais primários e secundários, assim surgiu-nos a curiosidade de perceber como ocorrem as anomalias que irão originar neste individuo que provoca o aparecimento de diversas características sexuais femininas emasculinas. Sabendo devido a uma pesquisa generalizada sabemos que o processo de formação de gémeos poderá estar relacionado com a formação de um hermafrodita, por isso pretendemos também analisar este parâmetro.

Pretendemos também saber que tipos de hermafroditismo existem, e quais os possíveis tratamentos que se podem realizar para minimizar os efeitos desta anomalia, e que assim o individuopossa ter uma vida social normalizada e que não seja discriminado por apresentar modificações na sua morfologia sexual. Ao sabermos que o cariótipo de um individuo do sexo masculino é 44+XY e que de um individuo do sexo feminino é 44+ XX, pretendemos também tentar compreender qual será o cariótipo de um individuo que apresente caracteres de cariótipo X e Y em simultâneo. Fará parte do nosso estudopara o desenvolvimento do nosso trabalho também pesquisar quais as possíveis hormonas que estarão envolvidas na nossa anomalia.

1.Desenvolvimento Embrionário
O desenvolvimento embrionário, também conhecido por embriogénese, é o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. A embriogénese inicia-se aquando a fecundação do oócito II (fig.1 e 2), que, após este processo passa achamar-se ovo ou zigoto. O zigoto desenvolve-se rapidamente e acaba por se formar o embrião. O processo pelo qual se inicia a formação de um novo ser, chamado de fecundação, dá-se quando, após haver o reconhecimento entre o espermatozóide e o oócito II, este penetra no oócito II, as membranas das duas células fundem-se e há mistura de material genético, este fenómeno permite assim que o oócito IItermine a meiose II e se inicie o desenvolvimento da célula, que nesta fase inicial se vai chamar ovo.

Figura 1 – Fecundação humana – adaptado de cienciasmanuela.blogspot.com

2

O material genético do ovo terá uma mistura de genes de ambas as celulas que lhe deram origem, esta associação aleatória de genes irá caracterizar o individuo geneticamente por toda a sua vida. De seguida, o zigotorealiza vários ciclos celulares produzindo assim um conjunto de células, mas sem haver crescimento, assim as células são do tamanho das células do zigoto, mais tarde sofre mitoses sucessivas formando blastómeros (células mais pequenas), a todo este fenómeno desde a produção de células até à formação dos blastómeros dá-se o nome de clivagem (fig.3). Esta clivagem é holoblástica, ou seja, é total,lenta, uma vez que as divisões dão-se em intervalos entre 12 a 24h e é rotacional, as células não se dividem todas no mesmo plano. (Fig.4)

Figura 11 - Pseudo-Hermafroditismo Mascu 1

Figura 3 - Clivagem

Figura 4 – Planos de Clivagem

Três dias passados após a formação do ovo, já há dezasseis células na estrutura agora chamada de mórula. A mórula possui umas células mais externas que darãoorigem ao trofoblasto e células mais internas que irão formar o botão embrionário. Com o tempo esta estrutura começa a compactar (Fig.5), e ao quarto dia, passa a chamar-se balstocisto uma vez que houve uma grande compactação e uma concentração de blastomeros numa zona mais exterior (apenas num dos pólos) e formou-se um grande espaço vazio no meio do blastocisto, que se denomina de blastocélio....
tracking img