Henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

FERNANDA DAMASCENO AGUIAR

JULES HENRI FAYOL

ARIQUEMES
2010
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

Fernanda Damasceno Aguiar

JULES HENRI FAYOL

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Geral I do 2º período de 2010 do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.
Professor: Sebastião Edvaldo PinsanARIQUEMES
2010
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a vida, obra, a contribuição para a administração e toda a história de Jules Henri Fayol.
Jules Henri Fayol nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris. Um dos integrantes da escola clássica da administração. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora emetalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentou-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase fechando. Fayol conseguiu mudar esse quadro.
Henri Fayol foi um dos primeirosestudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que osmesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios sãomaleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.
Ainda hoje, tem-se algumas empresas que utilizam as teorias administrativas de Fayol. A partir de agora iremos analisar a história de Henri Fayol passo à passo. E tirar todas as dúvidas que se tenham.

2 VIDA

Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e tevetrês filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, e ele sempre hostil às idéias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon eLyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu adireção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.
Aos 77 anos, quando se aposentou, havia conseguidofazer uma empresa extremamente bem-sucedida. Nos últimos anos de vida, Fayol dedicou-se a divulgar prícipios de administração, que se baseavam em sua experiência. Ele chegou a lecionar na Escola Superior de Guerra e suas idéias foram ensinadas na escola de suprimentosda Marinha francesa.
No ultimo ano de sua vida, comentou a relação entre suas idéias e as de Taylor, e afirmou que deviam ser...
tracking img