Henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

Henri Fayol desenvolveu um dos primeiros trabalhos a respeito da Administração conforme Maximiano (2005) desenvolveu a Teoria Clássica, que originou-se nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e anecessidade de aumentar a eficiência das organizações. Suas idéias constituem as bases da Abordagem Clássica da Administração.

2 - VIDA

Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as idéias dopai.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, começou a trabalhar como engenheiro de minas em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera que se encontrava a beira da falência. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resultados, foipromovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Aposentou-se deixando a empresa dentro de uma situação de notável estabilidade. Onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas porfunções
Ele empregou seus anos de aposentado para demonstrar as conseqüências satisfatórias da previsão cientifica e métodos adequados de gerencia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidadespessoais, mas aos métodos que empregava.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalhopara a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo.
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmosprincípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol menciona a flexibilidade administrativa, calcada também na experiência e conhecimentos tácitos, em detrimento de saberes teóricos e posturas rígidas no planejamento e execução do trabalho
Faleceu em Paris, 19-11-1925.Fayol foi pouco conhecido fora da França até 25 anos após sua morte, quando seu trabalho mais importante, “Administração Industrial e Geral”, de 1916, foi traduzido para o inglês. A partir de então sua influência se espalhou rapidamente.

3 - PESQUISAS

Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoriacriada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Administração que...
tracking img