Henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MÉTODO DE HENRI FAYOL:
CONTRIBUIÇÕES PARA ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL
 
RESUMO
 
Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modelo gerencialadministrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. A utilização desse modelo é valida, até hoje, e pode ser aplicado em empresas visando  àotimização geral dos papéis gerenciais organizacionais.
 

 
1. INTRODUÇÃO
 
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades que justifica sua existência na medida em que atendeao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. A utilização de um modelo específico para otimizar as atividades gerenciais foi espelhado em atividadesdesenvolvidas na empresa onde trabalhou por mais de 30 anos, conseguindo mudar o quadro de empresa sem lucro, para bem sucedida, ao longo do seu trabalho e com a implantação do seu modelo. 
O modelo criadopor Henri Fayol pode ser utilizado até os dias atuais em empresas de qualquer seguimento. Ao analisar a lista de deveres de gerentes nos deparamos com vários tens que, seguidos corretamente,melhorariam e muito as organizações e suas gerencias.
 
2. CONTEÚDO
 
Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que sempre exigem algum grau de planejamento eorganização comando, coordenação e controle.
Henri Fayol dedicou-se a construir um modelo gerencial onde, por vários anos, levou em consideração sua própria experiência de desenvolvimento nesse modeloadministrativo, onde classifica alguns deveres que todos os gerentes deveriam seguir.
Os deveres dos gerentes desenvolvidos por Fayol:
 
I - Assegurar cuidadosamente preparação dos planos e suarigorosa execução.
II - Cuidar para que a organização humana e material seja coerente como o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
III - Estabelecer uma autoridade construtiva,...
tracking img