Hemorragia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são hemorragias?
O sangue tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros resíduos e substâncias para os órgãos excretores do corpo.

O sangue tem funções nutritivas, excretoras e imunológicas essenciais ao nosso organismo, o que leva a concluir que a perda de tal elemento em nossocorpo é extremamente prejudicial e, dependendo da quantidade e do caso, mortal.

Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode levar a vítima a um estado de choque e, posteriormente, a óbito. Já em casos de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta de nutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).

Chama-se hemorragia ousangramento à perda de sangue dosistema circulatório para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido à laceração ou ruptura de vasos sanguíneos. São hemorragias típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo, rompimento de umaneurisma ou de varizes, esfoladura da pele, etc.
Quais os tipos de hemorragias?
Uma hemorragia pode ser pequena e poucosignificativa ou importante e até letal. Um dos critérios usados para classificar as hemorragias é dividi-las em quatro classes, de acordo com o volume de sangue perdido.
Classe I Classe II Classe III Classe IV
Perda de até 15% dosangue. Perda de 15 a 30% dosangue. Perda de 30 a 40% dosangue. Perda ≥ 40% dosangue.
Quando o extravasamento de sangue se dá para o interior de cavidades do corpo, usa-se otermo “hemorragia interna” e quando se dá para o exterior, “hemorragia externa”. As primeiras são muito mais difíceis de diagnosticar porque, não sendo visíveis, têm de ser pensadas indiretamente por certos sinais esintomas.
As hemorragias podem ser arteriais, venosas ou capilares, conforme os vasos que sejam afetados.
Quais são as causas das hemorragias?
A hemorragia deve-se à laceração ouruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue para o interior do próprio organismo ou para fora dele e possui diversas causas. Pode haver hemorragia aguda devido ao rompimento abrupto de um grande vaso, como nos acidentes ou no rompimento de um aneurisma, por exemplo.
Elas também podem ser crônicas, pela perda persistente de pequenas quantidades de sangue, como em um sangramento de umaúlcera gástrica ou uma moléstia renal.
A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado.
Quais são os sinais e sintomas das hemorragias?
Os sinais e sintomas das hemorragias podem ser gerais, pela deficiência de sangue ocasionada por todahemorragia, ou específicos, dependentes do tipo de sangramento.
O mecanismo compensatório do sistema circulatório à perda aguda desangue é uma vasoconstriçãogeneralizada para tentar manter o fluxo sanguíneo para órgãos importantes como rins, coração e cérebro. Ataquicardia tenta manter o débito cardíaco e costuma ser o primeiro sinal de um choque hipovolêmico.
A pessoa vai ficando pálida, com o coração disparado, pulso fino e difícil de palpar. Pessoas com perdas sanguíneas importantes e que demoram a receber socorromédico podem ter isquemias temporárias dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbico. Não sendo revertido o processo, finalmente ocorre a morte.
Outros sinais e sintomas podem depender também do grau de gravidade da hemorragia:
• Hemorragia Classe I - Sinais e sintomas mínimos. Leve aumento da frequência cardíaca.
• Hemorragia Classe II - Frequência cardíaca ≥ 100batimentos por minuto (bpm), respiração rápida, pulso fino e leve, diminuição da diurese.
• Hemorragia Classe III - Além dos sintomas da hemorragia classe II, apresenta sinais clássicos de hipoperfusão. Existe diminuição do nível de consciência, palidez e sudorese fria.
• Hemorragia Classe IV - Taquicardia extrema, marcada queda da pressão sistólica e dificuldade para perceber-se a pulsação. O...
tracking img