Aspectos fisiologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos fisiológicos: adaptações ao treinamento físico

Com o esxercício ocorre um estresse fisiológico aumentando o grau da demanda energética em relação ao repouso, o que provoca grandeliberação de calor e intensa modificação do ambiente químico muscular e sistêmico. O exercício de longa duração promove adaptações morfológicas e funcionais fazendo com que o organismo tenha uma maiorcapacidade na resposta do exercíco.
As Modificações histoquímicas da musculatura ocorrem com um tipo de treinamento, fazendo com que a atividade enzimatica seja tanto oxidativa(aeróbia) ouclicolítica(anaeróbica lática).
Adaptações ao Treinamento Aeróbico

Freqüencia Cardíaca > Cargas submáxima de trabalh fazem com que a FC em repouso e durante o exercício aeróbico reduza, devido a hiperatividadesimpática, aumentando a atividade parassimpática, mudança do marca-passo cardíaco ou melhora da funçaõ sistólica.
Treinando aerobicamente os pacientes terão a mesma freqüencia cardíaca de antes dotreinamento, mas o esforço será maior para que se alcance a FC máxima seja alcançada.
Pressão Arterial > O pico de esforço no treinamento físico tem pouca alteração na pressão arterial máxima aferida,igual a freqüencia cardíaca tanto em repouso como durante o exercício.
Consumo de Oxigênio > VO² máx tem avaliação específica da capacidade aeróbica do indivíduo, fazendo com que o sistema detransporte sofra uma adaptação ao treinamento físico seja produtivo tendo um valor maior do VO² máx. Os pacientes cardíacos tem em seu treinamento aumentado de 10% a 30%o VO² máx, evidenciados nos trêsprimeiros meses do treinamento, melhorando a potencia aeróbica e a capacidade física antes do treinamento, obtendo grandes melhoras.
Função Ventricular > O DC de um individuo treinado durante oexercício submáximo é apresentado da mesma forma para a FC sendo mais baixas e com um volume sistólico maior. Um indivíduo treinado pode atingir a mesmo intensidade de exercício com menor DC, com maior...
tracking img