Hematopoiese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-Hematopoiese-
Formaçao das células
















SUMÁRIO

1. HEMOCITOPOIESE
1.1 Estágios de diferenciação

2. ERITROPOIESE
2.1 Cinética
2 Regulação
2.3 Cinética de produção e distribuição
2.4 Trombócitos-Cinética das plaquetas-Produção

3. CLASSIFICAÇÃO DAS ANEMIAS PELO TAMANHO DA CÉLULA
3.1 Anemias Microcíticas (VCM < 80fl)
3.2 Anemias Normocíticas (VCM de80-100 fl)
3.3 Anemias Macrocíticas (VCM > 100 fl)


4. AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA DE FERRO




5. FERRO DA MEDULA ÓSSEA



6. METABOLISMO DO FOLATO
6.1 Manifestações de Deficiência de / Cobalamina ou Folato



7. ANEMIA MEGALOBLÁSTICA


8. ANEMIAS POR DEFICIÊNCIA DE ACIDO FOLICO


9. HEMOGLOBINAS INSTÁVEIS

10. ANEMIAS HEMOLÍTICAS: OBSERVAÇÕES GERAIS
ERITROCINÉTICA - RESPOSTADA MEDULA À HEMÓLISE
10.1 Insuficiência da Resposta Medular à Hemólise



11. ERITROPOIESE INEFETIVA

12. ANEMIA APLÁSICA RITROPOIESE INEFETIVA


13.DOENÇAS COM PLAQUETOPENIA, HEMÓLISE E GLÓBULOS VERMELHOS FRAGMENTADOS
13.1Púrpura Trombótica Trombocitopénica


























1. HEMOCITOPOIESE


1.1 Estágios de diferenciação


A medulaóssea contém células de origem (“Stem Cells”) pluripotentes que possuem duas propriedades funcionais: uma capacidade de gerar novas células de origem e de se diferenciar em qualquer uma das linhagens celulares do sangue. Com o início da diferenciação uma célula de origem perde seu potencial pluripotente e se torna direcionada para a produção de uma ou mais linhagens de células. Perde também suacapacidade de auto- renovação, tornando- se uma célula progenitora. Embora ligada a uma dada linhagem de células do sangue, uma célula progenitora ainda não adquiriu as características que permitem seu reconhecimento como membro desta série celular através de técnicas morfológicas convencionais, mas pode ser reconhecida por sua capacidade de dar origem a uma colônia descendentes diferenciados daquelasérie em culturas in vitro.
[pic]
[pic]
[pic]
FIGURA 1- Adaptado do livro Hematologia – Fundamentos e Pr疸ica (Zago MA et al. 2001)
2. ERITROPOIESE


Eritropoiese é o processo de produção de eritrócitos (também denominados como hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue).
Glóbulos vermelhos são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas poreritrócitos ou hemácias, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³,[1] em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro (cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio), um para cada molécula de hemoglobina), e a suafunção é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.
Os estágios de diferenciação da hemácia podem ser divididos da seguinte forma:
A. Células progenitoras:
1) Unidades formadoras de inúmeros eritróides (UFI-E). As UFI-E são as células progenitoras mais primitivas e formam colônias muitograndes, de milhares de precursores eritróides nucleados em cultura.
2) Unidades formadoras de colônias de eritróides (UFC-E). As UFC-E são células eritróides progenitoras mais diferenciadas e formam pequenas colônias de até 64 precursores eritróides nucleados na cultura.
B. Precursores nucleados morfologicamente reconhecíveis – Estes são classificados a partir do seu aspecto em umesfregaço de aspirado da medula óssea corado por azul de metilenoeosina, da seguinte forma:
1) Pronormoblasto – Este precursor das hemácias mais precocemente reconhecível é uma célula grande, com citoplasma azul e um núcleo que ocupa a maior parte da célula. O núcleo apresenta uma cromatina punctata e contém de um a muitos nucléolos pequenos e azuis.
2) Normoblasto – São reconhecidos três...
tracking img