Helena kolody

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Helena Kolody

Helena Kolody nasceu em Cruz Machado-PR em 12 de outubro de 1912 e faleceu em Curitiba, capital do Paraná, em 15 de fevereiro de 2004 aos 92 anos!
Museu da Imagem e do Som doParaná.
1991 - Eleita para a Academia Paranaense de Letras.
1992 - O filme A Babel de Luz, do cineasta Sylvio Back, homenageia os 80 anos da poetisa, tendo recebido o prêmio de melhor curta-metragem emelhor montagem, do 25° Festival de Brasília.
2002 - Exposição em homenagem aos 90 anos da poetisa, na Biblioteca Pública do Paraná.
2003 - Recebe o título de "Doutora Honoris Causa" pela UniversidadeFederal do Paraná.
Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil e aqui se casaram.
Foi professora do ensino médio e inspetora de escola pública.Também lecionou na Escola deProfessores da cidade de Jacarezinho (PR) ,onde atuou por vários anos, na área de Biologia.
É a poetisa mais importante de seu estado natal, o Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma formapoética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Escrevia desde a adolescência e foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em1941.
Admirada por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski, sendo que, com esse último, teve uma grande relação de amizade pessoal e literária, segundo o que consta em seu livro Viagemno Espelho.
Inaugurou em 1941 a série de mulheres haicaístas do país. Dona de uma enorme coleção de adjetivos-virtudes, palavras-emblemas, atribuídos a ela pelo povo paranaense. Helena deixou umaobra, que na qualidade lembra outra grande poeta: Cecília Meirelles.
O amor que ela conquistou pelos poemas, pelos livros, juntou-se à lira de sua poesia feita de canções à vida, da solidariedade, danatureza e a inquietude da condição humana. Pode-se brincar dizendo que as letras iniciais do nome da poetisa, HK, são as mesmas de quando se grafa hai-kai, como ela o fazia.
A grande amiga e poetisa...
tracking img