O ano em que meus pais saíram de férias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pianista de música clássica e bordadeira, Helena Kolody é lembrada por amigos e familiares como
uma pessoa generosa e excelente conselheira


Lucas Rufino

Considerada a grande dama da poesiaparanaense, Helena Kolody não foi poeta por vocação: a poesia a procurava. Olga Kolody, 97 anos, lembra como eram esses momentos em que a poesia visitava a irmã. “A inspiração assaltava ela. Não tinhahora nem local, ela sempre carregava ou deixava espalhados bloquinhos e canetas pela casa, fosse na sala, no quarto ou na biblioteca. Várias vezes eu estava deitada na cama e percebia a Helenaacordar, acender a luz e escrever alguma coisa na sua escrivaninha”, conta Olga.

Sua vocação era ensinar. Helena foi professora de Biologia e dizia que amava todos os seres vivos. Mas, uma curiosidade: apoeta, que “sonhava palavras”, nunca enveredou pelo ensino da literatura. Lecionou durante 25 anos nas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Jacarezinho e Curitiba. Em 1947 prestou concurso públicopara o cargo de Inspetora Federal de Ensino Secundário, ficou na quarta colocação e assumiu a função em 1950.

Diva Torres, colega de trabalho daquela época, a considerava uma excelente profissional.Generosa, tinha a sabedoria necessária para aconselhar e orientar tanto os alunos, como os colegas de trabalho. “Uma vez, disse a ela que havia um aluno que ninguém conseguia dar jeito, e Helena meaconselhou a trazer o aluno para próximo de mim. No dia seguinte, tornei ele o meu secretário, para o espanto de toda a turma. A partir daquele dia, o rapaz se tornou um dos melhores alunos”, conta aamiga.

Helena Kolody nasceu em Cruz Machado. Filha de imigrantes ucranianos, aprendeu o português nas escolas por onde estudou. Já o idioma materno, ucraniano, foi aprendido em casa, com os pais.Filha mais velha de seis irmãos, três mulheres e três homens — dois falecidos ainda bebês —, Helena, conta a irmã Olga, parecia ter um dom especial que a diferenciava dos outros irmãos. “Helena era a...
tracking img