Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
nogueria, alessandra 2012
[pic]










































































introdução



As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram criadas para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostaspedagógicas e curriculares de educação.
Partindo desses pressupostos, neste trabalho constará uma discussão sobre a relação existente em cada uma das disciplinas estudadas neste semestre, Educação da Criança de 0 a 5 anos; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino e Alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação, com o que é previsto nas DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Por último qual a relevância das disciplinas frente à formação de professores, e o que estas disciplinas acrescentarão em minha formação.









desenvolvimento



Educação da criança de 0 a 5 anos




Educação infantil é o período escolar em que se atendem crianças com a idade de 0 a 6anos. A lei de Diretrizes e Bases da educação 9394/ 96 nasceu para contemplar com mais empenho o que antes foi ignorada pelas legislações do país. Neste documento, nos artigos 29,30 e 31 diz a respeito da finalidade da educação infantil, que enquanto primeira etapa da educação básica deve promover o desenvolvimento integral da criança, sendo oferecida em creches ou entidades equivalentes, paracrianças de até três anos de idade; e pré-escolas para crianças de quatro anos a seis anos de idade. É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. Diante desses pressupostos garantidos por lei, nesse texto serão abordados alguns aspectos concernentes a crianças de 0 a 5 anos.
As propostas pedagógicas das instituições deeducação infantil de acordo com as Diretrizes devem oferecer condições para que as especificidades etárias, as singularidades individuais e coletivas das crianças sejam respeitadas e trabalhadas promovendo interações entre crianças da mesma idade e crianças de diferentes idades.
Sendo assim, neste contexto ficou evidente o que nos diz Piaget quanto á aprendizagem da criança. Piagetnos mostra que é por meio das interações que as pessoas procuram se adaptar ao meio, onde se dá o desenvolvimento da inteligência. Portanto para isso é necessário conhecer as fases do desenvolvimento cognitivo para a formação do educador infantil. Esse desenvolvimento intelectual do ser humano se dá por meio de quatro estágios sucessivos, que são chamados por ele de períodos e a posterioriclassificados como:


▪ Período sensório – motor – do nascimento até os 2 anos.
▪ Período pré - operacional – de 2 até 7 – 8 anos.
▪ Período operacional concreto – de 7 – 8 até 12 – 14 anos.
▪ Período operacional formal – a partir dos 14 anos.


No item sete das Diretrizes, ficou claro quanto à organização de espaço, tempo emateriais que, para a efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
✓ A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
Ou seja, a criança tanto do berçário, quantoda pré-escola, deve ser educada e cuidada; que o educador organize o seu trabalho contemplando ações indissociáveis na educação infantil: o cuidar e o educar.
O educador deve ser mediador, e ajudador da criança, respeitando o seu ritmo, proporcionando propostas que contemple o seu estágio de desenvolvimento. As diretrizes fazem uma menção da importância da indivisibilidade das dimensões...
tracking img