Hegemonia neoliberal e sindicalismo no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Resumo: Hegemonia neoliberal e sindicalismo no Brasil


O neoliberalismo se caracteriza como uma nova forma política e ideológica que visa o benefício ao capitalismo monopolista e se coloca “contra” os direitos sociais, ou seja, visa novas áreas de acumulação de capital para o capital privado, diminuindo os direitos sociais e buscando diminuir os impostos sobre as empresas.Esse neoliberalismo Veio ganhando força no cenário brasileiro desde a década de 90, em que governos neoliberais assumiram o poder (Fernando Collor e Fernando Henrique) pelo voto popular. Foi um processo em que a população burguesa constituiu uma hegemonia neoliberal no país.
Por falar em forma ideológica, vale ressaltar uma importante diferença entre o populismo da era Vargas e oneoliberalismo existente. O populismo foi uma política reformista que buscou reconhecer os direitos sociais e trabalhistas, enquanto, o neoliberalismo representou uma reação contra essa política que foi implantada após a revolução de 1930. Porém, ambos apresentam um fator em comum que é a necessidade de apoio por parte da população mais frágil e mais numerosa, o populismo consegue esse apoio comdireitos concebidos, já o neoliberalismo consegue o apoio mediante a recessão desses direitos nos governos anteriores - no caso do Brasil, foram marcados pela ditadura.
O movimento sindical não ficou de fora dessas mudanças no cenário brasileiro, se divide em dois campos: o Peleguismo (Politicamente conservadores) e o campo heterogêneo( Politicamente reformistas e revolucionários). A “ForçaSindical” tornou-se um exemplo de Peleguismo - porém distingui-se do Varguismo, pois “está a serviço de governos neoliberais reacionários e não de governos populistas – [...] na medida em que o que os unifica ideologicamente é um conservadorismo político genérico, a moderação ou passividade na ação sindical e a atitude defensiva frente à militância cutista, que ameaça sua condição de diretores desindicatos oficiais.” Eles estão neoliberais porque o governo é neoliberal, ou seja, os pelegos aderiram ao neoliberalismo em decorrência dos governos neoliberais. A “Central Única dos Trabalhadores”(CUT) é, em parte, um exemplo desse campo reformista e revolucionário, foi criada em 1983 e agiu até 1985 em oposição a ditadura militar ( General Figueiredo), a partir de 1985 até 1990 agiu em oposiçãoa um governo civil, não eleito e tutelado pelos militares. Ela lutou para implementar uma estratégia sindical de combate à política de desenvolvimento pró-monopolista, pró-imperialista e pró-latifundiária do Estado brasileiro, ou seja, a política neoliberal existente na época. “A CUT foi aprovando e reafirmando as seguintes palavras de ordem, referentes à economia e à política social: nãopagamento da dívida externa, estatização do sistema financeiro, estatização dos serviços de saúde, da educação e do transporte coletivo, reforma agrária sobre controle dos trabalhadores, contra a privatização das estatais.” Entretanto, com todos esses ideais, a CUT não obteve êxito, pois esbarrou no campo econômico, ou seja, não conseguia se auto sustentar e com o período de instabilidade financeiravivido no país foi obrigada a “aliviar suas lutas”.





No período de 1989-1991 o país passou por crises financeiras e administrativas o que resultou em um recuo na luta dos movimentos sindicais, desempregos e dívidas. A CUT acabou perdendo espaço pois não obteve apoios politicamente fortes, assim sendo, teve de traçar uma “nova” estratégia. A consagração neoliberal e asmudanças políticas ocorridas colocaram a força política nas mãos dos conservadores.

Após a eleição de Collor em 1989 instaurou-se uma defasagem entre a plataforma e a linha ofensiva da CUT e a nova conjuntura. A nova conjuntura impunha, objetivamente, uma linha de ação sindical defensiva, o que não poderia ser confundida de modo algum com a proposta de implantação de um "sindicalismo...
tracking img