Neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 107 (26595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOLIBERALISMO E TRABALHADORES

NO BRASIL: POLÍTICA, IDEOLOGIA E


MOVIMENTOS SOCIAIS









Projeto Integrado de Pesquisa

Centro de Estudos Marxistas (Cemarx)
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp

Coordenador do Projeto: Armando Boito Jr.
Pesquisadores: Andréia Galvão, Andriei Gutierrez, Armando Boito Jr., Claudinei Coletti, Danilo Martuscelli, JavierVadell, Patrícia Trópia, Paulo Emílio Douglas, Sandra Zarpelon, Sidney Tanaka e Vanderlei Souza Carvalho.













FEVEREIRO DE


2000




Sumário







1. Introdução ................................................... 3

2. Teoria, Tema e Hipóteses de Pesquisa ....... 5

3. A Pesquisa frente à Bibliografia ................16

4. Resumos dos Projetos Individuais .............. 28

5. Demandas ................................................... 36

6. Bibliografia ................................................ 39


1. Introdução



Este é um Projeto Integrado de Pesquisa. O seu tema são as relações do neoliberalismo com as classes trabalhadoras no Brasil nadécada de 1990, período em que o Estado brasileiro implantou e desenvolveu uma política econômica e social de perfil neoliberal. Tais relações podem ser examinadas de diferentes ângulos. Este projeto optou por examinar as relações políticas e ideológicas de alguns movimentos de trabalhadores urbanos e rurais com a política dos governos neoliberais.
Onze pesquisadores, da Universidade Estadual deCampinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), reunidos no Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, participam deste projeto integrado. Os pesquisadores reunidos encontram-se em fases diferenciadas da carreira acadêmica. Dois deles são estudantes de graduação que farão a pesquisa no nível de Iniciação Científica(Andriei da Cunha Guerrero Gutierrez e Danilo Martuscelli); quatro estão cursando o Mestrado em Ciência Política da Unicamp e pretendem pesquisar as relações entre o neoliberalismo e os trabalhadores com vistas à elaboração de suas dissertações de mestrado (Paulo Emílio Douglas, Sandra Zarpellon, Sidney Tanaka e Vanderlei Carvalho); três são doutorandos do Doutorado em Ciências Sociais, também daUnicamp, e trabalham neste projeto com vistas à elaboração de suas teses doutorais (Andréia Galvão, Claudinei Coletti e Javier Alberto Vadell). Além desses nove estudantes de graduação, mestrado e doutorado, participam do projeto dois professores: Patrícia Vieira Trópia, Professora Mestra em Ciência Polítca da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que também é doutoranda na Unicamp, eArmando Boito Jr., coordenador do projeto, que é professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da Unicamp.
Esse grupo de pesquisadores reuniu-se regularmente ao longo do ano de 1999 para elaborar o presente projeto de pesquisa. Inicialmente, foram feitas algumas reuniões para se definir o tema geral da pesquisa e os interesses de cada um dos participantes. Em seguida, cadapesquisador passou ao trabalho de elaboração do seu projeto individual, pois ficara estabelecido que cada membro do grupo deveria elaborar um projeto próprio e específico inserido no projeto geral da pesquisa. Finalmente, cada membro do grupo apresentou um seminário sobre a primeira versão do seu projeto de pesquisa e valeu-se das observações e críticas apresentadas pelos demais membros do grupo parachegar a uma redação final. Como resultado desse trabalho, o grupo possui hoje onze projetos individuais de pesquisa que foram concebidos como parte de um todo, articulado em torno do tema neoliberalismo e trabalhadores no Brasil.
O documento que ora apresentamos é o projeto geral de nossa pesquisa. Nele, optamos por não expor, na sua integridade, cada projeto individual. Tal exposição...
tracking img