Hannah arendt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autora:
* Hannah Arendt, filha de uma abastada família judaica, nasceu
em 1906 na cidade de Linden, próximo a Hannover.
* Aos 7 anos perdeu o pai. A mãe, de acordo com suas lembranças,conseguiu se proteger das consequências da Primeira Guerra Mundial e das correntes antissemitas.
* Sua educação foi marcada por preceitos socialdemocratas e por diversas leituras. Os interessesliterários de Arendt englobavam, entre outros, a leitura de Kant, Kierkegaard e Goethe.
* Frequentou as universidades de Marburg, Freiburg e Heidelberg, onde mais tarde faria o doutorado.
* EmMarburg, teve um breve caso com Martin Heidegger, que seria retomado a partir de 1950, apesar do apoio do filósofo a Hider durante o regime nacional-socialista.
* Inicialmente, Hannah Arendttornou-se cientista política e apenas posteriormente aceitou a designação de filósofa.
* Após a tomada do poder pelos nazistas, em 1933, fugiu para Paris, onde se casou com o professor de filosofiaHeinrich Blücher; em 1941, após novas perseguições, partiu para os Estados Unidos.
* De 1944 a 1946, Hannah Arendt foi diretora de pesquisas da Conferência sobre as Relações Judaicas e, de 1946a 1949, editora-chefe da Schocken Editora.
* Em 1951, tornou-se cidadã americana e publicou seu mais importante livro, Origens do totalitarismo, obra pela qual se tornaria conhecida.
* Em1953, assumiu o cargo de professora no Brooklyn College, em Nova York.
* Em 1959, foi agraciada com o Prêmio Lessing, em Hamburgo.
* De 1963 a 1967, foi professora na Universidade de Chicago eposteriormente trabalhou na Nova Escola de Pesquisa Social, em Nova York.
* Em 1973, tornou-se membro do conselho de administração do Centro de Autores de Língua Alemã no Exterior, também nacidade de Nova York, onde, dois anos mais tarde, veio a falecer.

Principais ideias:
* Para Hannah Arendt, as tendências que contribuíram para a formação do Estado totalitário nacional-socialista...
tracking img