Construtores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade: Construtores de Classes




Nome: Karina Apda dos Santos
Professor: Breno Malacrida








Sandovalina, Abril de 2013.
Construtores Classes
Os Construtores tem como finalidade inicializar um objeto com um par de coordenadas no momento dainstancialização. Principal finalidade dos construtores: atribuir a um objeto um estado inicial, apropriado ao processamento subsequente. O método construtor é muito semelhante a um método comum, porém ele se difere dos demais métodos por alguns pontos bem específicos e importantes para a linguagem Java.
Em primeiro lugar o método construtor deve possuir o mesmo nome da classe, sendo assim, é o único métodopor padrão Java Bean que será nomeado com a primeira letra em maiúscula.
Outro ponto importante é que um construtor nunca terá um tipo de retorno, poderá ser do tipo private, public, protected ou default, mas nunca terá um tipo de retorno nem que ele seja do tipo void. Os construtores também não poderão ser marcados como static, final ou abstract. Todas as classes devem possuir pelo menos umconstrutor, inclusive as classes abstratas.
Importante dizer que todo construtor possui de forma implícita uma chamada a super classe a qual pertence, e caso se faça essa chamada de forma explicita, o super() deve ser sempre a primeira declaração do método construtor.

 Classe sem construtor explicito:

public class Animal {
private double peso;
private String grupo;
//getters and setterspublic static void main(String[] args) {
Animal animal = new Animal();
animal.setPeso(5.5);
animal.setGrupo("Mamiferos");
}
}


Foi criada uma classe chamada de Animal e foram criadas duas variáveis de instância, peso e grupo. No método main, foi criada uma variável de referência animal, do tipo Animal e atribui a ela um objeto do tipo Animal. Quando digitado new Animal(), foi construídoum objeto do tipo Animal e atribuído a ‘variável de referencia criada. Mesmo não tendo criado um construtor explicitamente esse código não gera nenhum erro de compilação ou de execução.
Se declarar outro construtor, que possuísse como argumento o peso e o grupo, conforme listagem 2, seria necessário então obrigatoriamente declarar o construtor padrão para utilizá-lo, senão ocorreria um erro decompilação referente a linha que possui new Animal(). Sempre que um construtor com argumentos for declarado, o compilador não ira criar o construtor padrão, então devemos criá-lo explicitamente caso necessite utiliza-lo.








 Classe com construtor explicito



public class Animal {
private double peso;
private String grupo;
//here getters and setters
public Animal() {//default
}
public Animal(double peso, String grupo) {
super();
this.peso = peso;
this.grupo = grupo;
}
public static void main(String[] args) {
Animal animal = new Animal();
animal.setPeso(5.5);
animal.setGrupo("Mamiferos");
Animal b = new Animal(6.0, "Aves");
}
}

Foram declarados dois construtores, o primeiro com o comentário default, vai possibilitar a criação do objeto animal e osegundo ira possibilitar a criação do objeto b. O segundo construtor, o com argumentos, possibilita criar um objeto e inserir neste objeto valores em tempo de criação, sem precisar utilizar o método set para este propósito. A chamada a super () é um padrão implícito em qualquer construtor, não precisa ser feita, mas caso seja utilizada, ela deve ser a primeira declaração dentro do construtor.
Podemoscriar quantos construtores quisermos em uma única classe, mas sempre respeitando as regras de sobrecarga (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobrecarga).
Podemos também, fazer uma chamada ao construtor padrão a partir do construtor a partir do construtor sobrecarregado.

 Construtor com Herança

Quando trabalhamos com herança em Java usamos a palavra chave extends para referenciar qual classe...
tracking img