Reprodutibilidade do teste de caminhada de seis minutos em idosos praticantes de musculação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REPRODUTIBILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM IDOSOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

INTRODUÇÃO
A expectativa acerca de uma vida longa e saudável é um fato real na vida de qualquer ser humano, vivenciado mundialmente e observado nos censos demográficos que demonstram um aumento significativo no número de idosos para daqui quase quatro décadas. Conforme estimativa da ONU para o ano de2050, a quantidade de idosos crescerá 22%, chegando a um total de 2 bilhões de pessoas na terceira idade, surgindo cada vez mais a necessidade do conhecimento e capacitação de profissionais da área da saúde para trabalhar com essa faixa etária (Alves et al., 2008).
O envelhecimento é um processo natural e comum na vida de todo ser humano. Conforme os anos vão se passando, as capacidades físicas e,principalmente, a capacidade cardiorrespiratória vão se tornando frágeis e enfraquecidas, devido à diminuição do metabolismo e de muitas atividades no corpo humano, podendo assim, levar o corpo de um indivíduo com uma idade mais avançada, a adoecer e/ou provocar sérias complicações levando obrigatoriamente a uma diminuição da atividade física e, consequentemente, a uma diminuição da qualidade devida. Kallinen & Markku (1995) também relatam que o envelhecimento, processo pertencente à classe humana, e o sedentarismo, levam a uma redução das aptidões funcionais do organismo, como por exemplo: diminuição da massa óssea e força muscular, aumento do percentual de gordura corporal, diminuição da flexibilidade e do consumo máximo de oxigênio. É fato e humanamente concebível, que a maioriada população idosa apresente dificuldades em realizar atividades cotidianas como carregar peso, caminhar, tomar banho, sentar-se, levantar-se, vestir-se, cozinhar, limpar a casa, lavar roupa, etc. Isso ocorre porque no processo de envelhecimento perdas de domínio cognitivo e disfunções físicas ocorrem de maneira mais significativa.
Fleg et al. (2005) reforçam a ideia da importância da capacidadeaeróbia para indivíduos idosos, salientando que a preservação desta, poderá gerar uma independência física e funcional para o cenário que o envelhecimento proporciona. A consequência da melhora ou até mesmo manutenção da capacidade cardiorrespiratória com o envelhecimento contribuirá para um menor gasto energético e menor sensação de cansaço na realização das atividades de vida diária (GOBBI etal., 2006).
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (1998) a capacidade cardiorrespiratória é um dos sistemas orgânicos de maior influência pelo declínio funcional característico na vida dos idosos. Em estudo realizado por Krause et al. (2007) foi comprovado que a aptidão cardiorrespiratória obtêm uma redução com o avanço da idade e que a realização do exercício físico é um grandepreditor desta aptidão, pois neste estudo, a amostra que praticava exercícios físicos regularmente apresentou as menores reduções da aptidão, enquanto que o grupo que não praticava exercícios físicos apresentou as maiores reduções dos níveis de aptidão cardiorrespiratória.
Contudo, anteriormente e durante a realização dos exercícios físicos, é extremamente importante que haja avaliações físicascapazes de predizer o nível de atividade física em que se encontra o indivíduo para iniciar sessões de exercício físico, e também, para avaliar a progressão e/ou os ganhos entre as sessões do exercício.
Um dos principais testes utilizados para determinar a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo é o teste de caminhada de seis minutos (BUTLAND et al., 1982). Porém, para que este teste possa serutilizado, é necessário que ele apresente uma boa reprodutibilidade.
Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a reprodutibilidade do teste de caminhada de seis minutos em idosos praticantes de treinamento com pesos.

MATERIAIS E MÉTODOS
AMOSTRA
A amostra do presente estudo foi constituída por 11 indivíduos com idade superior a 60 anos, apresentando uma média de idade de 71,8 ± 6,9 anos....
tracking img