Halogenios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Materiais e Química Tecnológica
Os Halogênios
Introdução
Elemento químico é o conjunto de átomos que tem o mesmo número de prótons em seu núcleo (número atômico) e são reconhecidos por um símbolo. Estes elementos são distribuídos na Tabela Periódica seguindo em ordem crescente de seus números atômicos e por semelhança de suas propriedades. Na tabela existem dois tipos de divisões,as horizontais chamadas de períodos que revelam a quantidade de camadas que o elemento possui e as verticais que são chamadas de famílias, pois os elementos tem semelhanças em suas propriedades químicas e físicas e também possuem o mesmo número de elétrons em sua camada de valência. Dentre estas famílias existe o grupo dos halogênios que será tratada no decorrer deste trabalho.
TabelaPeriódica

A Família dos Halogênios
A palavra Halogênio deriva do grego hal, “sal”, e gen, “produzir”, e designa o conjunto formado pelos elemento flúor, cloro, bromo, iodo e o ástato e corresponde a família 7A da tabela periódica, são ametais e tem como característica fundamental a ação oxidante. A capacidade de reação ou de combinação com outros elementos é tão grande nos halogênios queraramente são encontrados em estado livre na natureza. Aparecem sobretudo na forma de sais dissolvidos na água do mar, ou em extensos depósitos salinos originados em eras geológicas remotas pela evaporação de mares interiores. A única exceção é o astato, que se apresenta na forma de isótopo radioativo de vida efêmera, razão pela qual ocorre naturalmente. São altamente oxidantes (decrescendo estapropriedade, no grupo, de cima para baixo), por isso reagem espontaneamente com os metais, não-metais, substâncias redutoras e até com os gases nobres. Todos apresentam 7 elétrons no seu último nível de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Para um halogênio adquirir estabilidade química, o seu último nível de energia precisareceber um elétron, transformando-se num íon mononegativo, X-. Este íon é denominado haleto e os seus sais de haletos. Um dos haletos mais famosos é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha. Possuem uma eletronegatividade ≥ 2,5 segundo a escala de Pauling, sendo o fluor o de maior eletronegatividade (4,0). O valor daeletronegatividade no grupo decresce de cima para baixo, sendo o menos eletronegativo o astato.. São usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos recentes, pratos, etc. Matam bactérias e outros microorganismos. Sua reatividade também é útil no branqueamento de materiais. São tóxicos (exceto o iodo), voláteis em condições ambientais, podendo ocasionar queimaduras na pele e nasvias respiratórias. Podem ser perigosos ou letais para organismos vivos se em quantidade suficiente. O Iodo é essencial ao bom funcionamento do sistema hormonal humano, porém, se em contato com a pele pode ocasionar lesões, e seu vapor é irritante aos olhos e mucosas.
Família VII A
Flúor

No século XVII, o pesquisador e geólogo alemão Georgius Agricola mencionou, em seus estudos sobre metais, aexistência de um mineral que denominou fluor lapis (pedra fluida) graças à propriedade de fundir-se a temperaturas relativamente baixas. Esse mineral, antes chamado de espatoflúor e hoje conhecido como fluorita, constitui a fonte principal do flúor.

Fluorita [ 1 ]



9
18,9984
-288,2
-219,6
1,505
-1FFlúor |
|
Flúor é um elemento químico, de símbolo F, pertencente ao grupo doshalogênios, ou VIIA da tabela periódica. Apresenta-se como um gás amarelo-esverdeado, de odor irritante e propriedades tóxicas. É o mais eletronegativo e o mais reativo de todos os elementos químicos. Sua extrema reatividade, que se traduz em forte tendência à formação de compostos, atribui-se à facilidade com que se atrai elétrons e ao ser reduzido tamanho de seus átomos. Combina-se com todos...
tracking img