Habitus- pierre bourdieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando tratamos do Pierre Bourdieu em seu livro "O Desencantamento do Mundo”, podemos dizer que o mesmo tem como situações empíricas o campesinato argelino, onde o método utilizado pelo autor é o Pós-estruturalista, uma vez que Pierre Bourdieu utiliza como uma de suas principais categorias o HABITUS. E por que é o pós-estruturalista? Por que o HABITUS é verificado empiricamente no campesinato.         
Bom, o habitus é uma das categorias de análises utilizadas por Bourdieu nos seus estudos sociais, dentre elas podemos citar: Habitus, Campo, Capital Cultural, Capital Econômico, Capital Global, Espaço Social, entre outros. Porém, no seu livro "O Desencantamento do Mundo”, a categoria mais utilizada é o habitus.
       
O Habitus utilizado por Pierre Bourdieu pode serentendido como uma noção mediadora entre o indivíduo e a sociedade, onde é refletida no indivíduo a maneira como a sociedade se comporta frente a forma de disposições duráveis, ou capacidades de pensar, sentir e agir de modos determinados que os guiam no seu meio social. Para melhor entender a noção de habitus, podemos citar Bourdieu em seu trabalho "Razões Práticas", onde este afirma que o habitus podeser considerado como "princípios geradores de práticas distintas - o que o operário come, e sobretudo sua maneira de comer, o esporte que pratica e sua maneira de praticá-lo, suas opiniões políticas e sua maneira de expressá-las. O habitus estabelece as diferenças entre o que é bom e mau, entre o bem e o mal, entre o que é distinto e o que é vulgar,etc.,Mas elas são as mesmas. Assim, por exemplo, omesmo comportamento ou o mesmo bem pode parecer distinto para um, pretensioso e ostentatório para outro e vulgar para um terceiro."(BOURDIEU,1997).
          
Dessa forma, podemos considerar como exemplos de habitus, no livro "O desencantamento do Mundo”, “o patrimônio objetivado de uma civilização, herança de experiências acumuladas, técnicas de remuneração ou de comercialização, métodosde contabilidade, etc.” (BOURDIEU, 1979).

Em relação aos objetivos, Bourdieu sustenta como principal objetivo de sua obra “O Desencantamento do Mundo", analisar e entender o processo de adaptação das disposições e das ideologias a estruturas econômicas importadas e impostas, quer dizer, a reinvenção de um novo sistema de disposições, que se realiza sobre a pressão da necessidadeeconômica capitalista. Ou seja, compreender o processo de adaptação à economia capitalista e mais precisamente, e explicar suas lentidões e suas dificuldades, que para tal, Bourdieu julga necessário analisar, mesmo que sumariamente, a estrutura da consciência pré-capitalista.

Bourdieu critica o estruturalismo questionando a explicação dos fenômenos sociais baseadas em estruturas, percebidas comoum conjunto de elementos interdependentes, formando um sistema, cuja organização é predeterminada. Portanto, além do papel dos agentes sociais não serem reconhecidos, a ação é subordinada a esse sistema previamente estruturado.


Para Bourdieu há uma relação simbólica entre os agentes de uma sociedade, e essa relação ocorre entre posição e situação e esses dois pólos estão intimamenteligados. Há uma busca por ascensão de ambas as partes. As relações que se colocam entre classes sociais não devem ser olhadas apenas relativamente às estruturas, os agentes se movimentam sim em busca de legitimar sua posição, como a burguesia que busca superar uma situação (proletários). Bourdieu compreende que os agentes, de certa forma, também estão “presos” ao Habitus, e por isso agem dessamaneira, buscando os objetivos. Além do Habitus, existe a distribuição desigual dos bens materiais e simbólicos que acabam justificando certa posição de classe. As conquistas sociais passam a ser simbolicamente “naturais.” Esse simbolismo torna os grupos dominantes culturalmente e economicamente legítimos.

Clifford Geertz assim como Pierre Bourdieu preocupa-se com a mudança cultural....
tracking img