Habibs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HABIB’S: 23 ANOS DE HISTÓRIA E INOVAÇÃO

O Habib’s, maior rede de fast-food do País genuinamente brasileira e a maior do mundo como fast-food de cozinha árabe, surgiu, em 1988, na capital paulista, e aliou o cardápio variado a uma política de preços extremamente acessíveis.

O resultado foi a expansão da marca e a consolidação do negócio como um dos maiores e mais respeitados do País. Com 23anos de história e 20 mil colaboradores, soma, atualmente, 340 lojas no Brasil, distribuídas em 110 cidades de 17 estados e do Distrito Federal. Seu sistema delivery é considerado um dos mais avançados da América Latina.

O sucesso do Habib’s, que surgiu em tempos de instabilidade econômica e se expandiu num cenário pouco favorável a cases de sucesso, está no tripé: empreendedorismo, inovação epaixão, que sempre pautou a história da marca. Desde a inauguração da primeira loja, a empresa tomou decisões acertadas, baseadas tanto no feeling de seus administradores, quanto no efetivo e constante trabalho de observação dos movimentos e mudanças do mercado.

Com isso, o Habib’s investiu na centralização de sua produção, visando à padronização de seus produtos e à excelência na qualidade dositens do cardápio oferecidos em suas lojas. Outro ponto fundamental para a expansão dos negócios foi a adoção do sistema de franquia, que ampliou o leque de atuação da marca com a conquista de novos estados e consumidores.

Em 1992, a rede desenvolveu um modelo de franquia com estrutura diferenciada, para oferecer total apoio ao investidor, com suporte avançado em todas as fases do processo,desde a escolha do ponto comercial, passando por treinamento de toda a equipe, além de reciclagens e constantes incentivos para que lojas e funcionários pudessem atingir os melhores resultados. Após 19 anos do início da expansão, via sistema de franquias, mais da metade das 340 lojas são franqueadas.

A estratégia de comunicação da rede sempre foi pautada na presença contínua na mídia ecomunicação diferenciada no ponto-de-venda. O conceito de produção verticalizado do Habib’s propicia a padronização de produtos e processos, garantindo qualidade e escala necessárias. A estrutura conta com o apoio das empresas de: laticínios (Promilat), padaria e doçaria (Arabian Bread), sorveteria (com as marcas Ice Lips/Portofino), agência de propaganda (PPM), agência de viagens (Bibs’Tur), escritório dearquitetura (Vector 7), consultoria de franquia (Franconsult), consultoria imobiliária (Planej) e contact center (Voxline).

A rede conta com 13 centrais de produção, instaladas em regiões estratégicas do País, que respondem pelo preparo dos itens consumidos nas lojas e, ainda, pelo fornecimento dos principais insumos, como queijos, pães, sorvetes e doces e abastecem lojas instaladas num raio deaté 300 Km.

O cardápio também é protagonista no sucesso da marca. Com destaque para as receitas árabes “esfihas, tabules, kibes e charutos” incorporou, ao longo de sua trajetória, itens como pizzas, sanduíches, sobremesas variadas e bebidas. Mais recentemente, a Rede lançou o bolinho de bacalhau que, rapidamente, se transformou em sucesso de vendas. Ao todo, são mais de 50 opções entre doces esalgados, que reforçam a estratégia do Habib’s em inovar sempre e ditar tendências gastronômicas num mercado de paladares carentes de novos sabores. As Bib’sfihas, no entanto, continuam estrelas do cardápio e carros-chefe da marca. Um dos grandes acertos foi o “Pastelzinho de Belém“, iguaria de origem portuguesa, que vende, anualmente, uma média de 20 milhões de unidades.

A palavra de ordemdentro do Habib’s é inovação. A rede conta com profissionais altamente capacitados, envolvidos em pesquisas de novos produtos, estratégias de crescimento e constante aperfeiçoamento do trabalho das equipes nas lojas e centrais de produção. Como fruto desse trabalho, a rede lançou, em 2009, um novo formato de loja com 150 m², direcionado, principalmente, para possibilitar a entrada da marca em...
tracking img