Grupo de convivencia de idosos no nasf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Maria Rosilene dos Santos









PROJETO DE INTERVENÇÃO

Grupo de Convivência de Idoso no NASF


Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular III


Professora Regente da Disciplina: Erica Monteiro do Bomfim Bordin
Professora Tutora Virtual: Juliana Bortoline dos SantosProfessora Tutora Presencial: Jane Mércia Lima Barbosa


Itaíba

2012
1. FOCO DE INTERVENÇÃO


Atualmente a população Brasileira apresenta uma grande quantidade de pessoas idosas, este número vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com 60 anos ou mais no País corresponde a 8,6% da população total(cerca de 14 milhões, dados do Censo de 2000). Este fato se dá devido à evolução no sistema de saúde, o qual vem proporcionando melhores condições de vida em vários aspectos tais como: a alimentação, a saúde física e mental, a melhoria das estruturas de moradia entre outras.
Devido a este fato existencial, faz-se necessário repensar e criar projetos e ações que atendam a demanda populacional idosa,promovendo aos mesmos os direitos assegurados no Estatuto do Idoso, reconhecendo então sua condição de ser humano.


Objetivo Geral


Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um grupo de idosos, visando promover sua inclusão social e o desenvolvimento da autoestima.

Objetivos Específicos


• Trabalhar o sentimento de abandono e a falta de perspectivas dos idosos.
• Contribuirpara o desenvolvimento do sentimento de valorização dos idosos atendidos.
• Desenvolver atividades diversas, tais como: exercícios físicos e mentais.

2. JUSTIFICATIVA


A proporção de pessoas idosa vem aumentos consideravelmente em nosso município, por isto o presente projeto justifica-se pela necessidade local de um atendimento qualificado para a pessoa idosa, visto que em nosso municípionão temos atendimento especializado neste seguimento, daí a importância da criação do projeto de intervenção na perspectiva de oferecer a essa camada da população esclarecimentos sobre o envelhecimento saudável e como estes podem aproveitar sua condição de cidadão na sociedade, após a terceira idade. Pois, contemporaneamente os avanços medicinais associados a uma alimentação saudável e a práticade exercícios físicos, proporcionando uma vida mais longa e uma mentalidade saudável o que marca uma nova etapa na vida dos idosos.
O envelhecimento não deve ser encarado como um prenúncio de morte, mas sim, como uma nova fase da vida, mais rica, menos atribulada, um momento em que as respostas não vêm do vigor físico, mas do aprimoramento da sensibilidade (SIMÕES, 1998).

A criação de um grupode apoio aos idosos que participam do atendimento no NASF juntamente com as equipes de saúde da família contribuirá para fortalecer os laços de convivência entre os próprios pacientes, como também com seus familiares, pois todos serão convidados a participarem de atividades que proporcione um convívio, uma troca de conhecimentos entre gerações. Buscando assim, fortalecer vínculos, gerar no idosoo sentimento de pertencimento, de se relacionar com outros indivíduos que não sejam filhos, netos, irmão.
Os idosos são cada vez mais excluído em nossa sociedade atual, quando antigamente eram considerados uma fonte de conhecimento, hoje verificar-se a desvalorização dos mesmos pela maioria da sociedade, isto por muitas vezes ocorre dentro do seu lar, acabando muitas vezes por ficar de lado,sendo desvalorizado, isolado, com sofrimento, desamparado, negligenciado, entre outros.
Segundo Barroso (2006, p.2) “a solidão e o abandono entre pessoas idosas são mais comuns do que se pensa, operando no conceito capitalista da sociedade”.
Desta maneira é importante apoiar a terceira idade, devendo existir uma interação contínua com a família, para que permaneça no seu meio mais tempo,...
tracking img