Metodologia nas ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologias das Ciências Sociais.
Ao considerar a conduta humana como provida de sentido(subjetivo) e como possível objeto de compreensão, Weber fala que podemos encontrar certas regularidades nocomportamento humano em uma rede de relações causais. Essas regularidades são caracterizadas por motivos internos destes indivíduos que fazem parte de tal relação entre duas ou mais pessoas, sendo elascompreendidas e explicadas em graus diferentes devido ao tipo de ação em questão, sendo a ação racional com relação a fins o tipo ideal com o maior gral de evidência.
A metodologia de weber pregaque as relações sociais ou fenômenos sociais não podem ser analisados pela morfologia do grupo como um todo, mas sim explicados pelas relações individuais, ou seja, reduzir os fenômenos a relações dosindivíduos. Isso ocorre porque devem ser levados em conta os motivos pelos quais estes indivíduos tiveram tal conduta, causados pela troca de subjetividades, ou seja, ela quer achar a significadodaquela ação.
Existem também nas condutas praticas dos indivíduos a influência das instituições que estes estão inseridos, onde os motivos pelos quais os indivíduos agem estão com base nas normas que estasinstituições produzirão, sendo assim, qualquer instituição ou fenômeno social só existe na cabeça dos indivíduos orientando sua conduta prática.
A ação social é o processo um processo de atribuiçãode significado, possuindo certo grau de reflexibilidade dotado de sentido, sendo ele o elemento causal da ação. Este sentido é constituído pela conduta da ação de outra pessoa, é um contato desubjetividades, uma troca de sentidos.
Uma relação social é um conjunto de indivíduos que partilham e que agem de acordo com a conduta de seus vários componentes, sendo também possuidora de sentido esignificado.
Nem sempre a conduta de um indivíduo é moldada por meio da interlocução, podendo ser modelada através das expectativas em relação á conduta de outros.
Estas ações e relações sociais não podem...
tracking img