Grupo accor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2853 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução



A presente pesquisa visa verificar, confirmar e expor a organização denominada Accor Hostéis. Este grupo composto por cinco marcas consagradas (Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule1), no Brasil emprega 30.000 colaboradores incumbidos de atender 60.000 empresas clientes e cerca de cinco milhões de usuários. Além disso, este líder europeu e mundial do segmento dahotelaria e serviços está presente em cerca de 100 países, com 170 mil colaboradores. São mais de 40 anos de experiência em grandes negócios.
Focaremos, neste trabalho, a parte dedicada à hotelaria no Brasil. Uma vez que sendo este país massacrado por alta carga tributária, classificando–se assim como ainda emergente e cuja população é composta por uma maioria que detém pouco poderaquisitivo, questiona–se como o Grupo Accor desenvolve–se e mantém–se líder no mercado. Para tanto, utilizaremos de pesquisa bibliográfica e in loco, obtendo então índices de qualidade, tempo e custo, verificando o contexto econômico, empreendedor, processual e estatístico em que o Grupo Accor encontra–se.
















2. Accor na evolução do tempo


A história da corporaçãofrancesa inicia–se na hotelaria, em 1967, com hotéis da marca Novotel. Expandiu-se rapidamente atuando em diferentes segmentos do setor de serviços como: alimentação, agência de viagens, serviços empresariais e cassino . E somente em 1976, iniciou suas atividades no Brasil.
Acompanhemos no gráfico a seguir, algumas das datas importantes na evolução do grupo ao longo dos anos:


[pic]LEGENDA:
1987 – Lançamento da rede Parthenon
1996 – Uniram–se as atividades de hotelaria com as marcas Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Parthenon.
1997 – A empresa adota uma nova identidade: Accor do Brasil
2000 – Accor no Brasil é agraciada com o prêmio Nacional de Valorização do Trabalho
2001 – 25 anos de operações no Brasil e lançamento da marca Formule 1
2003 – Accor é eleita arede de hotéis mais admirada no Brasil.
2006 – Accor completa 30 anos no Brasil
2007 – O Grupo Accor França completa 40 anos de atuação no mercado.

A seguir, podemos visualizar na figura a presença do Grupo no Brasil:



[pic]

Fonte: www.accor.com.br






3. Grupo Accor no Contexto Econômico




A Accor, como exposto acima, é um grupo mundial que atua em váriossegmentos distintos e complementares como hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. A identidade visual tem por objetivo gerar uma percepção das várias marcas dos diversos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

No Brasil o grupo conta com as seguintes marcas: Sofitel, Novotel, Mercure, Íbis e Fórmule 1. A seguir, um breveresume sobre cada uma das marcas:

▪ Sofitel: são hotéis de luxo, 5 estrelas, sofisticados e elegantes, com estilo europeu e gastronomia francesa. Destinados à viajantes de alto nível a negócio e lazer. Possuem atendimento personalizado e são localizados em cidades com trânsito internacional.
▪ Novotel: são hotéis de categoria superior, 4 estrelas, com ambiente moderno efuncional, apartamentos padronizados e confortáveis. Com excelente atendimento, têm infra-estrutura completa para convenções, reuniões de negócios e lazer.
▪ Mercure: são hotéis de alto padrão, 4 estrelas que refletem o estilo de vida da cidade. Exclusivos e originais, dão ênfase à gastronomia e oferecem o melhor serviço em hotelaria tradicional. Destinados a clientela de negócios,lazer e turismo. Oferece alguns itens do 5 estrelas, por um preço mais em conta.
▪ Íbis: são hotéis econômicos, 3 estrelas. Possuem instalações simples, modernas que tornam o ambiente descontraído, oferecendo boas condições de higiene, segurança e alimentação, porém sem sofisticação. São competitivos, com relação a qualidade de serviço e preço.
▪ Formule 1: são hotéis...
tracking img