Accor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACCOR - A MAIOR REDE HOTELEIRA DO MUNDO

Areia Branca / RN

2006

Introdução

A hotelaria é uma indústria de serviços que possui suas próprias características organizacionais. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber.

O Brasil é um país ainda com pouca tradição no setor hoteleiro. Aqui, ahotelaria teve origem com as hospedarias pertencentes aos portugueses, na maioria das vezes localizadas na própria moradia do proprietário. O primeiro hotel, de classe internacional, foi instalado no Rio de Janeiro em 1816, sendo de propriedade do francês Louis Pharoux. A partir de então, surgiram pequenos hotéis, que incorporavam características de hotéis europeus em seus serviços e instalações.Somente após a Segunda Guerra Mundial, com as grandes transformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria brasileira passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, diferenciando as diversas categorias de estabelecimentos e criando regras e normas que direcionassem suas atividades, embora alguns hotéis,

Inaugurados em época mais recente, como a Copacabana Palacee o Hotel Glória (em 1923 e 1922, respectivamente), ainda reproduzissem o padrão europeu.

A rede hoteleira Accor mantém uma Academia de formação (universidade corporativa), cuja missão básica contempla a educação continuada, objetivando a difusão dos valores e da cultura empresarial, o desenvolvimento da comunicação interna e externa, a pesquisa e inovação gerencial constantes, e amultiplicação e sinergia dos conhecimentos adquiridos pelas unidades de negócio, em seus campos específicos de atuação.

O empreendimento, pioneiro no Brasil, localizado na cidade de Campinas, foi constituído em 1992, mantendo um intercâmbio constante com sua similar francesa, a Academie Accor - Université de Services (constituída em 1985), com a qual compartilha os mesmos interesses e expectativas.

Oobjetivo estratégico da Academia mencionada abarca a formação dos quase 20.000 colaboradores da Accor no Brasil, distribuídos em unidades estratégicas de negócio, que congregam as 17 marcas presentes no país, com valores culturais e empresariais comuns, motivando-os e, principalmente, reduzindo o indesejável "turn-over".


ACCOR

1- Área de Atuação

Accor é um grupo mundial que atua emdiversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. A identidade visual tem por objetivo gerar uma percepção do conjunto de bandeiras e de marcas dos diversos produtos e serviços que compõem o leque de soluções oferecidas, e que se dividem da seguinte forma:

Dois "métiers" internacionais: Accor Hotels eAccor Services;
As atividades complementares, nas quais Accor opera localmente mediante joint-venture com outro grupo de porte: GRSA
Uma aliança mundial com o Club Med: além de uma participação acionária do Group Accor no capital do Club Méditerranée, as duas organizações colocam em prática ações de sinergia operacional e comercial;
Duas unidades de apoio: Académie Accor Latin America eInstituto Accor.
Atualmente, Accor no Brasil conta com marcas notórias, sendo:

Comerciais/produtos: Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1, Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, Ticket Seg, Incentive House, Build-Up, GR, Atta, Medirest, Canteen, ESS, SSP, School Cook;
Institucionais/produto: Ticket e Accentiv';
Institucionais/atividade: Accor Hotels eAccor Services;
Corporativas: Accor, Académie Accor Latin America e Instituto Accor.

2- História

A história e conquistas traduzem-se em números expressivos:

Marcas de produtos e serviços: 28
Empresas-clientes: 60 mil
Consumidores/dia: 5 milhões
Volume de negócios em 2005: R$ 8,1 bilhões
Colaboradores: 30 mil
Cartões eletrônicos ativos: 2 milhões
Estabelecimentos...
tracking img