Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Resumo
2. Introdução
3. Gravidez
4. Prevenção da gravidez (métodos contraceptivos)
5. A mãe adolescente
6. A família da mãe adolescente
7. Considerações finais
8. Anexos
9. Referências Bibliográficas

Introdução

A adolescência surge como objeto privilegiado de estudos nas últimas décadas, que enfatizam a emergência de novos valores e comportamentos na área dasexualidade e da vida reprodutiva. Órgãos governamentais voltados à saúde, educação, igreja e mídia disputam espaço e autoridade para falar sobre o adolescente. Nesse contexto, um tema tem sido especialmente debatido – a gravidez na adolescência – sendo destacado como um evento precoce, sobretudo na área da saúde pública, com implicações nas questões relativas à saúde da mulher grávida. A gravidez naadolescência é também problematizada por sua interferência no processo educacional, na qualificação e inserção no mercado de trabalho da jovem, em razão das implicações que produziria em termos do perfil sócio-econômico desse grupo específico.
Os fatores que levam à gestação nos anos iniciais da vida reprodutiva são de natureza objetiva ou subjetiva, sendo os mais discutidos: o desconhecimentodos métodos contraceptivos, a dificuldade de acesso do adolescente a tais métodos, a dificuldade das garotas em negociar o uso do preservativo, ingenuidade, violência, submissão, desejo de estabelecer uma relação mais estável com o parceiro, forte desejo pela maternidade, com expectativas de mudança de status social e de obtenção de autonomia permanecendo, ainda nos dias de hoje, a valorizaçãosocial da mulher por meio da maternidade, entre outros.

Gravidez

A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Começa quando o espermatozóide do homem fecunda o óvulo e este se implanta na parede do útero e termina no momento do nascimento. Uma gravidez normal dura cerca de 39 semanas, ou 280 dias, contando a partir do início do último período menstrual.Às vezes, as mulheres dão à luz antes da data esperada, o que resulta numa criança prematura. Com um mês de idade, o embrião tem pouco mais de meio centímetro de comprimento e está envolto por uma bolsa cheio de líquido, a bolsa amniótica, que o protege contra dessecação e eventuais choques mecânicos.
No primeiro trimestre o bebê que está se desenvolvendo, recebe o nome de embrião durante as oitoprimeiras semanas; depois é chamado de feto. Todos os seus órgãos importantes se desenvolvem durante o primeiro trimestre. As náuseas e os vômitos são freqüentes nas gestantes, em especial durante as manhãs. Os seios aumentam de volume e ficam sensíveis e seu peso começa a aumentar.
No segundo trimestre, o feto já tem uma aparência humana reconhecível e cresce com rapidez. A gravidez da mãe éevidente, tanto externa como internamente. Seu ritmo cardíaco e pressão sanguínea aumentam para adaptar-se as necessidades do feto.
No terceiro trimestre, os órgãos do bebê amadurecem. As probabilidades de sobrevivência do feto aumentam a cada semana que permanece no útero - a maioria das crianças prematuras nascidas no início do terceiro trimestre sobrevive. A mulher grávida tende a sentir calor eincômodos durante a gravidez. Seu sono, muito importante nesse momento, pode ser alterado.

Métodos anticonceptivos

Os anticoncepcionais ou métodos contraceptivos consistem em um ou mais meios ou substâncias utilizados com o objetivo de impedir a ovulação feminina, para que assim à mulher possa se prevenir de uma possível gestação. Este controle de natalidade pode incluir pílulas que sãoconsumidas persistentemente durante 28 dias, no caso da progesterona, ou durante 21 dias, se houver uma mistura de estrogênio e progestagênio. Estes medicamentos são produzidos com hormônios femininos sintéticos.
Embora estas substâncias intervenham na regularidade do ciclo menstrual, elas não suspendem a mestruação; assim que a mulher cessa o uso destes comprimidos o seu fluxo retoma sua...
tracking img