Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
ELISANGELA CECHIM
PROF: IZAQUE

TEMA: Gravidez na adolescência e suas diversas formas de prevenção: um debate com o grupo pró-jovem adolescente.

PROBLEMA: A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias conseqüências para o futuro destas adolescentese de seus, filhos e verificada cada vez mais em nosso país.

OBJETIVO GERAL: Facilitar e adaptar o projeto com as características sócio-culturais da comunidade e do grupo alvo produzindo intercambio entre os setores escola e família.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro, a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis(DST), e o adiamento da idade do inicio da atividade sexual.
Fortalecer o poder de decisão da adolescente sobre a sua capacidade de negociação e recusa diante de comportamento de risco e não, desejável.
Produzir material com linguagem simples a fim de ser utilizado pelos educadores, alunos e familiares.
Promover e valorizar as atividades de educação e de informação dirigida aos adolescentesobjetivando aumentar os conhecimentos da biologia reprodutiva. Eliminar o preconceito de que o envolvimento da escola na educação sexual incentiva comportamento sexual precoce.

JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte do processo de descoberta, por parte da adolescente, de sua identidade. Nesta procura a adolescente quase sempre apresenta dificuldades deadaptação ao meio em que vive podendo tornar-se rebelde. Procurar entrar em contato com grupos que não pertencem ao seu circulo de amizades, como uma forma de se contrapor aos seus familiares e aos outros adultos também. A gravidez precoce deixou de ser uma ocorrência casual, e o número de pessoas envolvidas na situação (“ (...) envolvidas na situação...” tem continuação esta frase? a frase aqui está semsentido). Na gravidez precoce os papéis de mãe e filha se confundem; ficar grávida na adolescência significa apressar a passagem de uma etapa confusa de todo o ser humano; é ser mãe ao mesmo tempo em que se está descobrindo o amor e o desejo sexual, e também perdendo toda a sua infância. (cuidar para não cair no senso comum. Já que vc optou por colocar uma “hipótese”, tem algum autor que partilhedesta idéia para referenciar?)
As adolescentes não cumprem o processo de passagem para a idade adulta; passam por uma transição abrupta de mulher ainda em formação para mulher mãe, com isso criam uma situação de conflito, que quase sempre deixa marcas profundas em suas vidas. A gravidez prematura possui dois aspectos que se destacam dentre os inúmeros outros que ocorrem durante a mesma, osproblemas de relacionamento entre as adolescentes grávidas e os seus familiares e sua contribuição para a reprodução da pobreza devido a adolescente geralmente abandonar a escola quando engravida (isso é algo que vc pensa ou há algum autor que embase sua fala?). Isto faz com que ela perca a corrida em direção a um emprego bem remunerado para aquelas adolescentes que continuaram a freqüentar a escola(idem a anterior).
É muito importante para a adolescente, que haja entre ela e seus familiares, desde a infância, diálogos constantes acerca do desenvolvimento natural da sexualidade; para
que esta adolescente, ao iniciar sua vida sexual e afetiva, não venha fazê-lo, como forma de compensar uma carência afetiva que possa ter, fantasiando um relacionamento que ansiava vivenciar.
As conseqüênciasde uma prática sexual não orientada adequadamente levam quase sempre a uma gravidez indesejada; que juntamente com os riscos psicológicos, físicos e sociais, a que a adolescente é exposta, reduzem significamente as possibilidades de a adolescente levar uma vida independente e sadia.
No Brasil, as adolescentes estão expostas ao perverso dilema ao engravidar, abortar ou dar a luz; sofrendo todas...
tracking img