Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Demografia do Idoso
Os idosos numericamente vêm aumentando significativamente nos últimos anos, pois a velhice é uma etapa do ciclo da vida, que uma parcela crescente da população brasileira vem alcançando e desfrutando por mais tempo, em virtude do aumento da expectativa de vida e do acelerado envelhecimento populacional do país nas últimas décadas. Esta mudança no perfil demográfico,iniciada na segunda metade dos anos 70, quando houve um declínio da taxa de natalidade, aponta que para o ano de 2025 existirá no Brasil, aproximadamente 30 milhões de idosos que representarão 15% da população total. Mas os idosos apresentam transformações próprias nos seus aspectos biológico, psicológico e social, requerendo tipos de assistências diferenciadas especialmente em termos de saúde. Voltar àatenção á saúde ao idoso é um ato político que envolve diferentes atores sociais: gestores, sociedade civil organizada e a clientela de idosos, que em processo democrático, participativo, articulam-se entre si e negociam as tomadas de decisões para o enfrentamento do envelhecimento populacional.

* Á priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços quecompete ao governo, estado, município de realizarem centro de convivência a 3° idade para abrigá-los e desenvolver atividades aos mesmos, e assim priorizando o bem estar e até um aumento qualitativo da renda dos mesmos.
* Competem que é um dever do poder público desde federal, estadual e municipal de realizar um atendimento específico dos idosos nas unidades básicas de saúde - SUS, com uma equipeespecializada em geriatria e gerontologia, tendo assim um atendimento de equidade, qualidade e humanizada.
"Estatuto do Idoso" que foi elaborado podemos analisar que é lamentável a situação em que se encontra o idoso no Brasil e não pela legislação, pois, ela é farta, mas mal elaborada ou simplesmente descumprida. É necessária a mobilização social para o devido respeito ao idoso, exigindoprincipalmente do poder pública a implementação da Política Nacional do Idoso. Obs: Esses são alguns dos direitos dos idosos, resumi para não ficar cansativo, mas nos da noção dos direitos.
O Processo do Envelhecimento
O processo de envelhecimento é as perspectivas através das quais podemos observar, estudar e analisar. E entre elas são: histórica, sociológica, cultural, psicológica, religiosa,biológica, demográfica, nutricional, habitacional, legal etc... O envelhecimento é um processo que apresenta algumas características: é universal por ser natural, não depende da vontade do indivíduo, todo ser nasce, desenvolve-se, cresce, envelhece e morre. A vida é um constante processo de modificações e a cada fase de seu desenvolvimento ocorrem
Transformações múltiplas acompanhadas de seus própriosdesafios. É irreversível, apesar de todo o avanço da medicina em relação á descobertas e tratamentos das doenças, as novidades farmacológicas, o desenvolvimento de técnicas estéticas Nada impede o processo de envelhecimento.
Prêmio Nobel de medicina de 1908 acreditava que o processo do envelhecimento era resultado de venenos produzidos no intestino grosso pela deterioração dos alimentos.Preconizava a ingestão regular de leite e iogurte e o hábito de usar laxantes com freqüência, hábitos que ocasionaria a esterilização do intestino, de fato o processo de envelhecimento existe vários conceitos e explicações para o tal, mas uma coisa que deixa claro que há muita dificuldade para entender o mesmo. Podemos concluir que o envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual haverámodificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que acarretará da perda progressiva do indivíduo e adaptação ao meio e maior vulnerabilidade do indivíduo se acometer por patologias que poderá ocasionar a morte. Na verdade não há uma definição exata de como ocorre e porque ocorre o processo de envelhecimento, e não há um método específico para tal de não progredir.
Conceito do Envelhecimento
O...
tracking img