Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Relatório de Pesquisa - GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Laboratório de Pesquisa em Serviço Social

Professor Regente da Disciplina:
Professora Tutora Virtual:
Professora Tutora Presencial:

São Paulo - SP

Novembro /2011

Índice

1. Introdução …………………………………………………………...…. 3
1.1 Objetivos destetrabalho…………………………………………...…. 3
2. A Questão da Gravidez na adolescência........................................ 3

2.1 Fatores comumente associados à gravidez na adolescência.......... 6

3. O Tema e sua discussão ................................................................. 7

4. Terceiro Setor – Uma forma de Apoio ............................................. 8
4.1 Apresentação.................................................................................. 8
4.2 Objetivos e Metas ........................................................................... 9
4.3 O que pretende a pesquisa ............................................................ 9
4.4 Elaboração ...................................................................................... 9
5. Conclusão..................................................................................... 12
6. Referencias .................................................................................... 13



1. Introdução
Viu-se através da participação das meninas adolescentes no Projeto Ação Jovem do Município de Santana do Parnaíba – SP , um grande número de adolescentes grávidas.
Atualmente, não somente ao Ministério daSaúde cabe tratar desse assunto, mas também os outros setores da sociedade estão cada vez mais tendo que se preocupar com ele. Embora vivenciemos um período em que as informações estão mais acessíveis, a questão da gravidez na adolescência ainda é um tema que requer atenção e debate.

A adolescência consiste num período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais. A idade precisa da adolescêncianão faz diferença quando se trata dos riscos de uma gestação precoce.

1.1 Objetivos deste trabalho

Estudar a questão da gravidez na adolescência no Brasil e as razões do jovem engravidar mesmo nos dias atuais com acesso a informação. Para ajudar a entender este problema e as possíveis soluções será proposta neste trabalho a estruturação de ONG – Organização Não Governamental, com um planode trabalho voltado a este problema

2. A Questão da Gravidez na Adolescência
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil - ECA essa fase se estabelece dos 12 aos 18 anos de idade cronológica (BRASIL, 2005). Embora haja quem considere a adolescência começando e terminando um pouco mais cedo ou mais tarde. Há ainda alguns autores que levem em conta também a idade emocional.

Agravidez prematura engloba aspectos significativos, que são o abandono da escola para cuidar do seu filho e que o sexo na adolescência se não for de forma segura pode ocasionar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez de risco para mãe e para criança.

A gravidez precoce põe em risco de vida tanto a mãe quanto o recém-nascido. Na faixa dos 14 anos a mulher ainda não tem uma estrutura ósseae muscular adequada para o parto e isso significa uma alta probabilidade de risco para ela e para o feto. O resultado mais comum em uma gestação precoce é o nascimento de um bebê com peso abaixo do normal o que exige cuidados médicos especiais de acompanhamento do recém-nascido.
A mãe adolescente tem maior morbidade e mortalidade por complicações da gravidez, do parto e do puerpério. A taxa demortalidade é 2 vezes maior que entre gestantes adultas. As piores complicações do parto tendem a acometer meninas com menos de 15 anos e, são piores ainda em menores de 13 anos
Geralmente a adolescente grávida passa a ser rodeada de conselhos, críticas, sugestões e advertências. Todos parecem ter algo a dizer; alguns amigos querem contribuir para o crescimento do filho,...
tracking img