Andarilhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA PAULA LEMOS

RESENHA CRITÍCA DO FILME BRAZIL

Território Brazil

O filme do diretor Terry Gilliam é uma película um tanto quanto perturbadora. Trazendo em seu enredo a vida de Sam,que está em meio a uma sociedade opressor, que vive a beira de ataques terroristas. Extremamente burocrática.

No decorrer das cenas os ambientes alternam entre uma sociedade controladora, quebusca a perfeição e o registro de tudo, tirando do individuo o direito de ser humano. Os únicos momentos em que ele se permite viver a sua humanidade é nos seus sonhos. Os quais são pomposos, umamanifestação inconsciente de encher os olhos de um analista. Nestes sonhos há uma promessa de fuga substancial da realidade, essa promessa é uma linda mulher, que ao som de Aquarela do Brasil o chama parafugir de sua realidade.

Ao entrelaçarmos as questões que o próprio cineasta traz, que orbitam nas relações de trabalho, administração e governamental, podemos perceber a amostragemhistoricista da qual tratamos em sala de aula. O super controle que os governantes querem ter da sociedade é espelhada no pensamento de Taylor, de controlar tudo. Sabemos que é um equivoco do mesmo. Há uma cenaem especial no filme que me chamou a atenção e me fez atrelar com este autor. Quando a escrivã está fervorosamente escrevendo em sua máquina e um inseto cai no papel, ela até percebe o que acontece,mas continua no seu afazer sem se dar conta do erro que daria a história para o filme. Ou seja, para Taylor, as pessoas não são pagas para pensar, mas sim executar.

Os erros tão humanos podemser um pesadelo para os gerentes? É o que pensava Ford, pois ao contratar um operário vinha junto um ser possível de erro. Hoje pode estar se vendo de outra forma, mas há poucos anos atrás os óculosde um capitalismo denso, maquinicista não tinha essa visão integral.

Mas o grande pensamento que pode ser citado neste entrelaçar filme/teoria é Weber e sua burocracia. Esta que se torna um...
tracking img