Grau brix

Grau Brix

O grau Brix é a quantidade de sólidos solúveis no sumo de frutas e em outros produtos líquidos, tais como, caldo de cana, melado, melaço, xaropede frutas. Como esses sólidos são, em grande parte representados pelos açúcares totais, ele às vezes também é utilizado como estimativa de açúcares.
Umaunidade de brix corresponde a 1g de sólidos solúveis em suspensão em 100g de solução (% m/m ou %m/v) à uma determinada temperatura. Ao ocorrer variação nessatemperatura, se adiciona ou se subtrai um fator do valor que foi encontrado. Uma vez que em soluções açucaradas o soluto em maior concentração é o açúcar(carboidratos), o Brix aproxima a concentração de açúcar na amostra. Entretanto, como este não é um método especifico, o brix também pode determinar outros tipos desólidos que possam estar solúveis.
A dosagem de açúcar utilizando o densímetro (sacarímetro) de brix ou o refratômetro de brix é feita por um método físico.Esse método tem uma série de vantagens e desvantagens em relação ao método químico.
O sacarímetro de Brix é um instrumento destinado a medir o teor deaçúcar em solução, determinar o percentual da sacarose na água. Possui unidade em °Brix, em sua haste cilíndrica há escala de papel graduada fixada ao vidro. Elepossui no fundo de seu corpo chumbo fixado com lacre vermelho. Este instrumento não é recomendado para altas temperaturas (acima de 70ºC), pois o excesso deaquecimento pode ocasionar a queima da escala e derretimento do lacre. O mesmo não deve ser manuseado pela haste e nem utilizado para misturar soluções.
tracking img