Grandezas escalares e vetoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grandezas escalares e vetoriais

 Você já sabe: tudo que pode ser medido é denominado de grandeza física. Tempo, massa, comprimento, área e temperatura são exemplos de grandezas que podemos compreender a partir de seus valores e das unidades de medida em que esses valores são expressos.
Considere a seguinte situação:
Você e sua família saíram para a praia e no meio do caminho, após uma hora,pararam para fazer um lanche e depois de mais uma hora chegaram na praia.
Qual foi o tempo total transcorrido desde o instante vocês saíram de casa até chegarem na praia?
- A resposta não deixa dúvidas: responderão que o tempo foi duas horas.
Entretanto, algumas grandezas físicas não ficam bem definidas quando informamos apenas o seu valor associado a uma unidade.
 Pense em outra situação:Duas pessoas empurram uma mesma caixa, que está parada. Essas pessoas fazem força de mesma intensidade.
O que acontecerá com a caixa?
- Você acertará se responder que depende. Se as duas pessoas empurram a caixa em um mesmo sentido, ela se deslocará nesse sentido. Entretanto, se uma pessoa empurrar a caixa em um certo sentido, e a outra empurrar no sentido contrário, sendo ambas as forças devalores iguais, provavelmente a caixa não sairá do lugar.
Por que o resultado da ação de dois empurrões não depende apenas de quão intenso eles foram?
- A resposta é que o empurrão, ou seja, a força aplicada sobre a caixa, é uma grandeza vetorial.
 O que é grandeza vetorial? 
Para responder a essa pergunta, é necessário definir alguns conceitos.
O valor de uma grandeza física é denominadointensidade de uma grandeza física. A intensidade é sempre um valor positivo. Algumas grandezas físicas têm característica de serem verticais, horizontais e inclinadas em relação à horizontal ou vertical, e essa característica é denominada direção.
Para cada direção há a possibilidade de ocorrerem dois sentidos. Por exemplo: um empurrão na horizontal pode ser para a esquerda ou para a direita. Umempurrão na horizontal pode ser para a esquerda ou para a direita. Um empurrão na vertical pode ser para cima ou para baixo.
 

Grandezas Fisicas
Grandeza Física é qualquer entidade física que pode ser medida.
Na tabela abaixo mostramos alguns exemplos de Grandezas Físicas e suas respectivas unidades.
Grandeza | Unidade | Símbolo |
comprimento | metro | m |
massa | quilograma | kg |tempo | segundo | s |

Algumas grandezas físicas exigem, para sua perfeita caracterização, apenas uma intensidade.
Essas grandezas são denominadas grandezas escalares. Assim, grandezas físicas, como massa, comprimento, tempo, temperatura, densidade e muitas outras, são classificadas como grandezas escalares.
Por outro lado, existem grandezas físicas que, para sua perfeita caracterização, exigem,além da intensidade, uma orientação espacial (direção e sentido).
Tais grandezas recebem o nome de grandezas vetoriais. Como exemplo de grandezas vetoriais, podemos citar: força, impulso, quantidade de movimento, velocidade, aceleração e muitas outras.
Vetores
As grandezas vetoriais são representadas por um ente matemático denominado vetor.
Um vetor reúne, em si, o módulo, representando ovalor numérico ou intensidade da grandeza, e a direção e sentido, representando a orientação da grandeza.
É importante salientarmos as diferenças entre direção e sentido: um conjunto de retas paralelas tem a mesma direção.

CONCEITO DE GRANDEZA

Não conseguimos definir grandeza, nem espécie de grandeza, porque são conceitos primitivos, quer dizer, termos não definidos, assim como são ponto, retae plano na Geometria Elementar. É suficiente que tenhamos a idéia do que seja o comprimento, o tempo, o ponto, a reta, pois já os compreendemos sem a necessidade de uma formulação lingüística.

É através das grandezas físicas que nós medimos ou quantificamos as propriedades da matéria e da energia. Estas medidas podem ser feitas de duas maneiras distintas:

I) de maneira direta:

a) quando...
tracking img