Travestismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA
O Que É Travestismo (Crossdressing) – Resumo Simplificado

Modelo crossdresser desfila para o estilista Alessandro Dell'Acqua
1. O que é travestismo/crossdressing
2. Causas do travestismo/crossdressing
3. Dados Estatísticos e Estimativas
4. Idade de Manifestação e Evolução Prevista
5. Crossdressing e Saúde Física e Mental
6. Crossdressing, Lei e Sociedade
7. Vida social dasCDs
8. Orientação Sexual de Crossdressers
9. Crossdressers casados
 1. O que é travestismo (crossdressing)
⚥ Chama-se travestismo ou crossdressing a prática de se vestir com roupas socialmente reservadas para o gênero oposto ao da pessoa em questão (p. ex.: um homem vestir-se de mulher). ATENÇÃO: – CROSSDRESSING não é algo que a pessoa é, mas algo que a pessoa faz. 
⚥ Em virtude da grandeflexibilidade e liberalidade do guarda roupa feminino contemporâneo, que permite à mulher trajar-se com praticamente qualquer tipo de vestuário, a pressão social para conformidade ao código de vestuário é hoje exercida exclusivamente sobre o homem, motivo pelo qual o travestismo ou crossdressing hoje em dia é considerado essencialmente umaatividade masculina.
⚥ As pessoas podem travestir-se porinúmeras razões, total ou apenas parcialmente, em tempo integral ou só de vez em quando, como forma de expressão do eu interior mais íntimo ou para realizar prosaicas fantasias sexuais masculinas.
⚥ O estigma cultural/religioso sobre o travestismo, especialmente o travestismo masculino, é o único responsável pelo caráter perverso associado a essa prática que, de outro modo, seria vista como elarealmente é, ou seja, prazerosa, inofensiva e até ingênua sob todos os pontos de vista.    
⚥ Na maior parte das suas manifestações, o travestismo/crossdressing pode e deve ser considerado como uma prática normal, legal e que deveria até mesmo ser estimulada, a fim de ajudar as pessoas a ajustarem, de maneira mais confortável, seu modo de vida à sua verdadeira identidade de gênero. 
⚥  Por ser a roupao distintivo de gênero mais visível no dia a dia da sociedade (o hábito não faz o monge… mas faz com que ele apareça de longe…), praticamente todas as categorias de indíviduos com alguma incongruência ou desconforto de gênero praticam travestismo em alguma extensão, como forma de expressar externamente o que consideram ser a sua verdadeira identidade de gênero, em choque com o enquadramento degênero que receberam ao nascer.
⚥  Tendo em vista o que foi dito anteriormente, todo indivíduo transgênero quase que forçosamente pratica travestismo em alguma extensão ou em algum momento da sua vida. Ou seja, transexuais, travestis (enquanto profissionais do sexo), andróginos, drag-queen, transformistas e crossdressers são, antes de mais nada, travestis, isto é, praticantes de travestismo. 
2.Causas do travestismo/crossdressing
⚥ Os especialistas e pesquisadores sobre questões de gênero concordam que o travestismo é um fenômeno multi-causal – determinado por uma confluência de variáveis sociais, psicológicas e biológicas.
⚥ Em anos recentes buscou-se agrupar todos os múltiplos fatores e manifestações envolvendo travestismo dentro de um mesmo fenômeno sociocultural que passou a serconhecido comotransgeneridade (antigo transgenerismo) ou transidentidade.
⚥ Até hoje não foi descoberta nenhuma causa bioquímica ou biogenética para o travestismo.
⚥ Estudos já demonstraram que a identidade de gênero é profundamente influenciada pelo modelo de socialização/educação a que a  criança é submetida, fixando-se em geral por volta dos 6/7 anos de idade e permanecendo a mesma para toda avida.
⚥ Ao contrário do que predomina como senso comum, travestismo não tem nenhuma relação direta com a orientação sexual do indivíduo. Dentro do universo transgênero, os percentuais de incidência de orientação sexual hetero, homo, bi e assexual são os mesmos da população cisgênera em geral.
3. Dados Estatísticos e Estimativas
⚥ Estima-se que 1 em cada 10 homens (10% da população) se traveste...
tracking img