Transtorno da sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtorno da sexualidade

As disfunções sexuais caracterizam por uma perturbação nos processos que caracterizam o ciclo de resposta sexual ou por dor associada com o intercurso sexual. O ciclo de resposta sexual pode ser dividido em fases

Desejo – esta fase consiste de fatasias acerca da atividade sexual e desejo de ter atividade sexual Excitaçao - esta fase consiste de um sentimentosubjetivo de prazer sexual e alteraçoes fisiológicas concomitantes, no homem, a tumescência e ereçao peniana, na mulher vasocongestão pelvica lubrificação e expansão vaginal e turgencia da genitalia externa Orgasmo –esta fase consiste de um clímax do prazer sexual com liberaçao da tensao sexual e contração rítmica dos músculos do períneo e orgãos reprodutores , no homem sensação de inevitabilidadeejaculatória seguida de ejaculação de sêmem, na mulher ocorrem contrações da parede do terço inferior da vagina, em ambos o esfíncter anal se contrai ritmicamente Resolução – esta fase consiste de uma sensação de relaxamento muscular e bem –estar geral , durante esta fase os homes são fisiologicamente refratários a outra ereção e orgasmo por um período variável de tempo , a mulher pode ser capaz deresponder a uma estimulação adicional quase que imediatamente. Os transtornos da resposta sexual podem ocorrer em uma ou mais dessas fases

Etiologia- as disfunções sexuais podem ser simtomáticas de problemas biologicos , intrapsiquicos ou conflitos interpessoais ou a combinaçao destes.

Epidemiologia- existem muito poucos dados epidemiológicos envolvendo a prevalência das várias disfunçõessexuais e esses mostram uma variabilidade extrema provavelmente refletindo diferenças nos métodos de avaliação definições usadas e características das populações amostradas

F52 - Disfunção Sexual não orgânica As disfunções sexuais dizem respeito às diferentes manifestações segundo as quais um indivíduo é incapaz de participar numa relação sexual, como ele ou ela desejaria. A resposta sexual éum processo psicossomático e mais comumente, processos tanto psicológicos quanto somáticos intervêm na causação da disfunção sexual. Exclui: síndrome de Dhat (F48.8)

F52.0 Ausência ou perda do desejo sexual A perda do desejo sexual é o problema principal e não é secundário a outras dificuldades sexuais como uma falha da ereção ou uma dispareunia. Frigidez Transtorno hipoativo de desejo sexual F52.1 Aversão sexual e ausência de prazer sexual Quer a perspectiva de relação sexual produz medo ou ansiedade suficientes para que a atividade sexual seja evitada (aversão sexual), quer as respostas sexuais ocorrem normalmente e o orgasmo é sentido mas existe uma falta do prazer apropriado (ausência do prazer sexual). Anedonia (sexual)

F52.2 Falha de resposta genital O problema principalnos homens é a disfunção de ereção (dificuldade de desenvolver ou de manter uma ereção adequada para uma relação satisfatória). Nas mulheres, o principal problema é a secura vaginal ou falta de lubrificação. Impotência psicogênica Transtorno de: · ereção no homem · excitação sexual na mulher Exclui: impotência de origem orgânica (N48.4)

F52.3 Disfunção orgásmica O orgasmo não ocorre ou énitidamente retardado. Anorgasmia psicogênica Inibição do orgasmo (na mulher) (no homem) F52.4 Ejaculação precoce Incapacidade de controlar suficientemente a ejaculação para que os dois parceiros achem prazer nas relações sexuais.

F52.5 Vaginismo não-orgânico Espasmo da musculatura do assoalho pélvico que circunda a vagina causando oclusão do intróito vaginal. A entrada do pênis é impossível oudolorosa. Vaginismo psicogênico Exclui: vaginismo (de origem orgânica) (N94.2)

F52.6 Dispareunia não-orgânica A dispareunia (ou dor durante as relações sexuais) ocorre tanto na mulher quanto no homem. Pode comumente ser atribuída a uma causa patológica local e deve então ser classificada na rubrica da afecção patológica em causa. Esta categoria deve ser utilizada unicamente quando não há outra...
tracking img