Grandezas escalares e vetoriais, soma de vetores, regra do polígono e do paralegrama.

999 palavras 4 páginas
Escola SESI Naviraí-MS

Trabalho de Física:
Grandezas escalares e vetoriais, soma de vetores, regra do polígono e do paralegrama.

Naviraí-MS
2014

1º Ano Ensino Médio
Prof.ª: Gabriela

Grandezas escalares e vetoriais, soma de vetores, regra do polígono e do paralegrama.

Trabalho apresentado na disciplina de Química, para obtenção de nota no 2º Bimestre.

Naviraí-MS
2014

Introdução:
Neste trabalho falaremos sobre vetor que é um ente matemático que representa um conjunto de segmentos orientados de reta, tendo como função fornecer informações de módulo, direção e sentido. E também como ocorre a soma de vetores utilizando função algébrica, regra do polígono ou regra do paralelogramo.

Grandezas escalares e vetoriais
Para grandezas como velocidade e deslocamento, apenas o valor não é suficiente para provocar uma perfeita compreensão daquilo que se deseja transmitir. Nesses casos, além do valor, é indispensável uma orientação. Dessa forma, por exemplo, dizer que a velocidade de um móvel é de 40 km/h de norte para sul constitui-se numa afirmação mais precisa.
As grandezas físicas como o deslocamento e a velocidade, que além do seu valor necessitam de uma orientação para que se tenha uma completa compreensão de seu significado, serão chamadas de grandezas vetoriais.
Outras grandezas, como, por exemplo, o tempo, não necessitam de uma orientação. Se alguém disser que agora são 16 h e 35 min, você não perguntaria se essa hora é horizontal para a direita ou na vertical para cima. Quando apenas o valor da grandeza é suficiente para deixar clara a ideia que se quer passa, a grandeza é dita escalar.
Vetor pode ser usado para representar o deslocamento dando a posição (direita e esquerda). Pode também convencionar que seu comprimento representa um deslocamento, pois o comprimento de um vetor caracteriza seu valor ou,

Relacionados