Grafico de pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Estatística
Prof Sueli
4M
Marcela Cytrangulo - 31100058

Gráfico de Pareto

* O que é? Faz parte de uma das sete ferramentas da Qualidade. É um gráfico de barras que ordena asfrequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, pois há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

* Como surgiu? O termo Gráficode Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda, e descobriuque 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemassão causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causasprioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20.

* Objetivo? Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização eidentificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

* Vantagem: Podemos através do diagrama de Pareto filtrar os problemas menoresdos maiores, onde é claro as falhas maiores necessitam de ações mais dinâmicas e urgentes, os problemas ou falhas menores necessitam de ações por igual, mas quando podemos visualizar o grau deimportância de cada falha sempre devemos originar a ação sobre a mais crítica.

* Como fazer?
1. Determine o tipo de perda que deseja investigar
2. Especifique o aspecto de interesse do tipo deperda que voce quer investigar.
3. Faça as contagens, e organize por ordem descrescente de frequencia, agrupando aquelas de baixa frequencia como ‘’outros’’.
4. Calcule as frequencias...
tracking img