Grafeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grafeno
GRAFENO - O que é esta tecnologia
O grafeno é um material ultrafino e ultrarresistente e conduz energia com mais velocidade que o silício, que é usado nos computadores atuais. O grafeno foidescoberto a 8 anos, os cientistas aplicaram uma fita adesiva comum no grafite retirado da ponta de um lápis e conseguiram criar uma lamina de carbono da espessura de um átomo, O que torna o materialespecial é a estrutura hexagonal com que seus átomos individuais estão distribuídos, que gera uma folha plana que, se enroladas, geram nanotubos de carbono. A descoberta dos cientistas mostrou queuma folha de grafeno que,”por exemplo, parecido com um plástico fino esticado sobre uma xícara de café, que só seria perfurado por uma carga maior que a de um automóvel”. É um material tãoimpressionante que alem de transparente e 200 vezes mais resistente que o ferro e ainda é flexível, o que abre inúmeras possibilidades o grafeno pode ser o futuro dos chips de computador e das telas de TVs, temaplicações também previstas na área de energia solar e poderá também alimentar baterias de celular.

Esquema da estrutura do grafeno

O grafeno é constituído por uma camada extremamente fina degrafite, o mesmo material encontrado em qualquer lápis comum. O que torna o material especial é a estrutura hexagonal com que seus átomos individuais estão distribuídos, que gera uma folha plana que, seenroladas, geram nanotubos de carbono.

GRAFENO - Como surgiu: O grafeno surgiu através da descoberta de Andre Geim e konstatin novoselov, que ficaram intrigados com estrutura do grafite que estãona ponta de nossos lápis. Eles perceberam que o grafite não e solido nem friboso e nem agregado e desconfiaram que se trata de uma serie de folhas sobrepostas como um montante de papel, e elesconseguiram isolar o grafeno usando um instrumento inesperado na ciência, uma fita adesiva, começaram com um resíduo de grafite e usando a fita adesiva, foram separando as camadas ate chegar as partículas...
tracking img