grafeno

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Num futuro não muito distante, o grafeno irá transformar as nossas roupas, as janelas dos edifícios, a chapa dos automóveis ou mesmo uma simples folha de papel em versáteis dispositivoselectrónicos. Devido às suas extraor­dinárias propriedades, são cada vez mais os investigadores convencidos de que a próxima revolução tecnológica poderá articular-se em redor do novo e prodigioso material.
Em1947, o físico canadiano Philip Russell Wallace foi responsável pelo primeiro estudo teórico sobre as potenciais aplicações do grafeno. Todavia, a descoberta experimental só se produziu em 2004, graçasa dois físicos da Universidade de Manchester (Reino Unido), Andre Geim e Konstantin Novoselov. Que no ano de 2010 ganharam o Premio nobel da fisica por experiências inovadoras com o grafenobidimensional.
O grafeno apresenta uma configuração ultrafina em que cada átomo está ligado a outro através de ligações covalentes , formando uma rede hexagonal semelhante ao padrão do favo de mel. Oresultado possui características eléctricas, ópticas, mecânicas e térmicas únicas.
Além de ser o material mais fino descoberto até agora, é transparente: para poder ser detectado, é preciso colocá-lo sobreuma finíssima placa de óxido de silício. Desse modo, é possível criar interferências de luz para mostrar onde se encontram os fragmentos de grafeno. Apesar disso, porém, é a substância mais resistenteque se conhece. “É mesmo mais resistente do que o melhor dos metais; é mais forte do que o aço. O grafeno poderia inclusivamente ser utilizado para acrescentar resistência mecânica a outros compostos.A hipótese é partilhada, por exemplo, por Nuno Peres, professor do Departamento de Física da Universidade do Minho, que afirma que o material irá “trazer maior resistência e flexibilidade” amonitores como os ecrãs tácteis para computadores e telemóveis. À resistência e flexibilidade do grafeno, soma-se ainda o facto de ele ser inerte e impermeável, de apresentar uma elevada condutividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é grafeno?
  • Grafeno
  • Grafeno
  • Grafeno
  • Grafeno
  • GRAFENO
  • Grafeno
  • Grafeno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!