Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional Chrome

Roger Moraes, João Cleber, Marcos Paulo, Lucas Blascovich, Hudson Luis

Curso de Analise e desenvolvimento de sistemas – Universidade Estadual do Para (UEPA)
Campus XX – Castanhal – PA – Brasil

{joao_cleber08,hl-rs,lucas_blascovich,marcos_ufpa}@hotmail.com , {rogertads}@yahoo.com.br

Resumo. Este artigo descreve o estilo do sistema operacional Chrome comseu histórico, características, funcionalidades e a parte técnica relacionada.


1. Introdução


Google Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado pela Google para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. Anunciado em 7 de julho de 2009, o Chrome OS teve um lançamento público de uma versão estável durante o segundo semestre de 2010, no dia 7 deDezembro de 2010. A interface de usuário faz uma abordagem minimalista, assemelhando-se ao navegador Chrome. O Chrome OS não estará disponível como download para instalação, em vez disso, o sistema operacional só virá em hardware específico de fabricação dos parceiros da Google. O browser será a única aplicação residente no dispositivo, pois o Google Chrome OS é destinado aos usuários que passam a maiorparte do seu tempo de uso de computador navegando na Internet. Os primeiros hardwares com o Chrome OS instalado (chamados "Chromebooks") foram lançados em Junho de 2011.



2. História




Os desenvolvedores da Google começaram a codificação do sistema operacional em 2009, inspirado pela crescente popularidade e consumo de energia mais baixa os notebooks e netbooks é o foco dessespequenos laptops no acesso à Internet. Para verificar os requisitos de marketing para um sistema operacional focado em netbook e transações via Web.


Chrome OS, tem algumas características em comum com o Android, incluindo o uso do Linux como kernel, A Canonical informa que os 2 produtos (Ubuntu e Chrome OS) compartilharão uma série de componentes, mas terão identidades bem diferentes – o ChromeOS, do Google com apoio tecnológico da Canonical, rodando nos dispositivos web que o Google definir, e o Ubuntu continuando seu roteiro, nos desktops de quem tiver interesse em usá-lo, rodando aplicativos da forma tradicional, e não apenas via web como é a proposta do Chrome OS.


A empresa não fez a costumeira pesquisa demográfica geralmente associada com um grande projeto de desenvolvimentode software. Em vez disso, os engenheiros utilizaram métricas mais informais, incluindo uma monitorização de padrões de utilização de cerca de 200 máquinas de funcionários da Google executando o Chrome OS.


Em 19 de novembro de 2009, a Google lança o código fonte do Chrome OS, denominando-o Projeto Chromium OS. Tal como acontece com projetos de código aberto, os desenvolvedores modificam ocódigo do Chromium OS e constroem suas próprias versões. Por enquanto o código do Google Chrome OS será suportado apenas pela Google e seus parceiros, e será executado em hardware concebido para tal (Chromebooks).


O Chrome OS será atualizado automaticamente para as versões mais recentes. O Chrome OS será um produto desenvolvido para “um nível de refinamento e um grau de integração com o hardwarevai sempre funcionar com a mesma eficácia, e não ir perdendo velocidade ao longo do tempo como computadores normais”.


Chromium OS é um projeto, "uma base comum da qual a obra acabada é derivada, bem como um recurso para obras derivadas".


Em março de 2010 a Google informou que está sendo levado em consideração o desenvolvimento de duas versões do sistema operacional, uma versão para oconsumidor e uma versão empresarial.


3. Pontos Negativos

O Chrome OS pode morrer na praia?

Confiança excessiva na Nuvem

É inegável a comodidade que os aplicativos baseados na Nuvem trouxeram para o dia a dia. Ouvir músicas, editar textos e até mesmo modificar arquivos de áudio podem ser feitos de maneira fácil, sem ter que ocupar o disco rígido com nenhum arquivo. Isso não só...
tracking img