Gripe suina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
gripO que é gripe suína?
Como as pessoas, os porcos podem pegar influenza (gripe), mas os vírus que os atacam não são os mesmos que adoecem os seres humanos. Gripe suína, geralmente, não afeta as pessoas, e os raros casos que aconteceram no passado foram com pessoas que tiveram contato direto com suínos.
Porém, o surto atual de gripe suína é diferente. É causada por um novo vírus da gripe suína(H1N1), uma espécie de mutação que se propagou a partir de pessoa para pessoa, e isso está acontecendo entre quem não teve qualquer contato com suínos.
Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum, e inclui febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatadodiarréia e vômitos.
Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, logo, apenas as análises dos sintomas não podem diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais. Como diferenciar entre gripe comum e gripe suína?
A gripe suína é uma doença grave?
Os casos de gripe suína estão bastante variados. Enquanto no México pessoas morreram ou estão em estado grave, alguns casosnos Estados Unidos são de gravidade média.
Mas isso pode mudar. O vírus pode se transformar, e se tornar mais ou menos perigoso.
Cientistas estão atentos, analisando o vírus para tentar prever o que irá acontecer futuramente, mas especialistas advertem que é difícil prever quando e como o vírus da gripe irá mudar.

O que uma pessoa que suspeita estar com gripe suína deve fazer? Quando devemarcar uma consulta médica?
Quem está com sintomas da gripe suína deve ficar em casa, e, quando tossir ou assuar o nariz, cobrir a boca e o nariz com um lenço. Após descartar o lenço, deve lavar as mãos cuidadosamente. Essas medidas podem prevenir a propagação da doença.
Consultas médicas devem ser marcadas o mais rápido possível por quem apresenta sintomas, principalmente se a pessoa esteverecentemente em alguma área de risco, ou após contato com alguém que esteve.
O médico não pode determinar se uma pessoa está ou não com gripe suína apenas observando sintomas, mas ele está habilitado para realizar exames laboratoriais que serão enviados para departamentos de saúde aptos para detectar a doença. Os exames estão sendo realizado somente em casos graves.
Reconheça os sintomas de gripe suínaaqui.
Como a gripe suína se espalha? Através do ar?
O novo vírus da gripe suína aparentemente se espalha de maneira semelhante à gripe comum. Você pode se contaminar entrando em contato direto com uma pessoa doente ou após coçar os olhos, boca e nariz depois de tocar algum objeto que ela tocou recentemente, por exemplo. Por isso, lavar as mãos deve se tornar um hábito, mesmo entre quem não estádoente.
Pessoas infectadas podem começar a propagar o vírus um dia após o aparecimento dos sintomas, e por sete dias após ficar doente, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC).
O vírus da gripe suína pode se espalhar pelo ar se uma pessoa infectada tossir ou espirrar sem cobrir o nariz e a boca.
Como a gripe suína é tratada?
O novo vírus da gripe suína é sensível às substânciasfosfato de oseltamivir e zanamivir. O CDC informou que medicamentos para prevenir ou tratar a gripe suína são mais eficazes quando tomados dentro das primeiras 48 horas em que os sintomas foram percebidos. Mas nem todos necessitam desses medicamentos, muitas das primeiras pessoas nos Estados Unidos com casos confirmados de gripe suína se recuperaram sem tratamento. O Department of Homeland Securityliberou 25% do seu estoque de medicamentos que combatem a gripe suína.
Especialistas de saúde têm solicitado que as pessoas não façam estoques dessas substâncias e não se automediquem.
Existe uma vacina que combate a gripe suína?
Não existe. Mas a Organização Mundial de Saúde está pesquisando sobre o vírus, para que uma vacina possa ser elaborada. É um lento processo que pode durar meses.
Nesse...
tracking img