Gnosiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Batista, Mondin. Introdução à filosofia. problemas, sistemas, autores, obras. 18ª ed. São Paulo: Paulos 2010

1. O texto tem como base o problema do conhecimento.

2. O ser humano possui algumasformas de conhecimento sensíveis, assim como os animais, que são os cinco sentidos. Mas diferente dos animais o ser humano possui além dos cinco sentidos, faculdades como a inteligência e a memoriaque fazem parte de uma mente racional. A memoria permite ao ser humano que sua mente uma experiência repetida, algo que esta no passado. E ainda a mente humana através da experiência recebida e queesta na sua memoria, pode representar de maneira diferente da de origem utilizando sua imaginação.

3. A filosofia reconhece as faculdades humanas. Mas também o conhecimento humano proporcionasignificativamente, informações referentes a ordem cientifica, religiosa, moral, estética etc., que são ideias universais e intangíveis, princípios gerais e independentes, regras necessárias, que possuemcaracterísticas diferentes do conhecimento obtido por meio dos sentidos e da imaginação.

4. Cabe ao filósofo, caracterizar e classificar os tipos de conhecimento. Durante a história da filosofia,foram reconhecidos pelos filósofos dois tipos de conhecimento, sensível por imagem direta ou indireta, e intelectivo pelo raciocínio ou pela visão. Alegavam também que a mente humana não possuiconhecimento intuitivo. Alguns filósofos baseavam-se apenas na forma do conhecimento sensível e outros na forma do conhecimento intelectivo.

5. O conhecimento origina-se a partir do sujeito e do objeto, ecomo alguns filósofos divergiam em suas formas de obter o conhecimento, geravam duvidas sobre a verdade.

6. O valor do conhecimento é a obtenção da verdade. Os filósofos do ceticismo, examinavam oconhecimento e as percepções de forma critica, acreditavam que o homem não podia mais chegar com segurança a verdade. O filósofo Mondin considerava possível resgatar da duvida o conhecimento de ordem...
tracking img