Gnosiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA NO BRASIL

Acadêmicos: Paulo Guilherme Scharf,
Matheus Henrique Seibt, Ariel Avi, Marcela Graciano
Contatos: pgscharf@yahoo.com.br, barramatheus@hotmail.com,
ariel-g-a@hotmail.com, marcelaehaltgraciano@hotmail.com
Docente : Adolfo Ramos Lamar
Universidade Regional de Blumenau - FURB
Engenharia Civil – Trabalho de Universidade, Ciência e Pesquisa05/06/2012



RESUMO

Este artigo procura apresentar um breve histórico da educação em engenharia no Brasil, assim como a importância desta formação para um correto desenvolvimento econômico do país. Em termos históricos, vemos um país colonizado que apenas sofreu as mudanças às sombras de seu país colonizador, e só então anos após, com grandes mandatos ao longo dos anos que alcançamosnosso próprio espaço. Visto a importância da engenharia juntamente à evolução das décadas, o Brasil tomou a iniciativa com a criação da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), que procura uma qualificação do ensino na graduação assim como também na pós-graduação. O Brasil precisa de qualidade de ensino, necessita de uma correta valorização de seus engenheiros, sucessivamenteconquistaremos nosso espaço, qualidade e quantidade.


1 - INTRODUÇÃO

Um país como o Brasil hoje, ainda em fase de desenvolvimento, encontra em diversas formas suas diferenças culturais e socioeconômicas, tudo isso movido já pela maneira de colonização que o país sofreu. Talvez esse seja o maior desafio do governo nacional, proporcionar um ensino de qualidade a uma população que ainda não possuitoda essa qualidade, dessa forma proporcionar ao cidadão nacional um desenvolvimento igualitário. O país sofre toda uma pressão de um processo de globalização que exige hoje a formação não apenas de simples engenheiros, mas de profissionais capacitados dentro de sua especialidade.
O desafio que o Brasil enfrenta na área da educação em engenharia no país é tanto quantitativo quantoqualitativo. De uma maneira geral, com base na pesquisa na internet se deduz que hoje o Brasil forma cerca de vinte mil engenheiros ao ano, enquanto países com população bem menor como a Coréia que possui menos ta metade da população brasileira forma cerca de oitenta mil engenheiros ao ano, tal numero anual não supri a necessidade de engenheiros formados que o país necessita para um correto desenvolvimento.Em um ponto de vista mais qualitativo, é necessário que o país fortaleça a ligação do sistema educacional com o sistema empresarial, de uma maneira que os alunos possam ver a necessidade de seus conhecimentos de maneira prática, um estudo mais aprofundado das necessidades do desenvolvimento tecnológico e econômico do país. De uma maneira resumida, é necessário que se fortaleça a necessidadee a importância do engenheiro no desenvolvimento do país. A sociedade exige engenheiros com novos conhecimentos e novas metas, flexibilidade e autonomia.


2 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL


2.1 - GRADUAÇÃO


Historicamente falando, o ensino em engenharia no Brasil teve início com dom Pedro II, que na época regia o regime português, onde em 15 de janeiro de 1699, pormeio de uma carta régia, criou a primeira aula de fortificação em engenharia para a formação de engenheiros limitares, porem por muito tempo Portugal não possuía a mínima infraestrutura necessária para o ensino dessa camada da população, faltavam livros, professores qualificados e profissionais, deste modo, durante muito tempo Portugal não conseguiu estabelecer condições para este aprendizado.Foi quando em 1792 se criou em Portugal a "Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho", que se fixou em cursos com durações de três a cinco anos, onde foram formados os primeiros reais engenheiros do país, ainda que de funcionalidade militar.
Foi quando em 1808, chegaram ao Brasil a família real portuguesa, que juntamente trouxe as ideias de criações de instituições de ensino...
tracking img