Gnosiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gnosiologia

É o campo de estudos filosoficos que se dedica à questão do conhecimento.Essa area também é conhecida como teoria do conhecimento,epistemologia ou critica do conhecimento.
Conhecimento é a apresentação verídica ou adequada de algo (o objeto) ao pensamento (o sujeito),mesmo que de forma parcial.
Exemplo se alguem diz “carro” e em meu espirito aparece algo quecorresponde ao objeto Carro, eu tenho um conhecimento, mesmo que parcial.
Mas se dizem “carro” e na minha mente por exemplo aparece uma árvore,eu não tenho um conhecimento,isto é,o obejto carro não se apresenta no meu espirito de forma veridica(como ele deveria ser de verdade) ou adequada.

Questões Básicas

Grande parte dos pensadores voltou-se para o problema do conhecimento e as questõesbásicas que o envolvem, dando origem a diversas gnosiologias ou teorias do conhecimento.
Podemos dizer que as questões que concentraram a atenção desses teoricos foram principalmente as seguintes:
* Relação Sujeito-Objeto: Como é a atividade do sujeito do conhecimento em relação ao objeto conhecido.
* Fontes-Primeiras: Qual é a origem ou ponto de partida do conhecimento.
* Processo:Como os dados se transformam em ideias,em juizo e etc.
* Possibilidade: O que podemos conhecer de forma verdadeira.
Cada teoria do conhecimento constitui, portanto, uma reflexão filosofica que procura investigar as origens ou os fundamentos,as possibilidades, a extensão e o valor do conhecimento.
Apesar de ser antiga,foi somente a partir da Idade Moderna que a gnosiologia passou aser tratada como uma das disciplinas contrais da filosofia.

Representacionismo

Corresponde à interpretação predominante no pensamento moderno,que entende o conhecimento como representação.
Conhecer seria representar o que é exterior à mente. Seria obter uma “Imagem” ou “Representação” do mundo externo, projetada na consciência.Conhecer, por exemplo, uma casa consistiria em formar umarepresentação, uma “imagem adequada” desse pássaro em nossa mente.

Relação Sujeito-Objeto

Existem basicamente dois polos no processo de conhecer.
* O Sujeito conhecedor(nossa consciencia, nossa mente).
* O Objeto conhecido(a realidade, o mundo, os inumeros fenômenos).
Realismo

As teorias do realista do conhecimento, as percepções que temos dos objetos são reais, ou seja,correspondem de fato às características presentes nesses objetos, na realidade
Exemplo as formas e cores que o sujeito percebe no pássaro são cores e formas que o pássaro realmente possui em si. A concepção do senso comum é basicamente realista.
A ideia básica de que o objetivo é determinante no processo de conhecimento.

Idealismo

Teorias idealistas do conhecimento, é osujeito que predomina em relação ao objeto, isto é, a percepção da realidade é produzida pelas nossas ideias,pela nossa consciência. O objeto seria construido de acordo com a capacidade de percepção do sujeito.

Fontes Primeiras – Razão ou Sensação

Existem basicamente duas correntes filosóficas: o racinalismo e o empirismo. Mas existe também uma terceira posição, o apriorismo kantiano, queconjuga essas duas correntes.

Racionalismo

Racionalismo deriva do latim ratio que significa “razão”, e é empregada em diversos sentidos. A teorias do conhecimento, racionalismo designa a doutrina que atribui exclusiva confiança confiança à razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade.
Segundo os Racionalistas, a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros econfusões sobre a complexa realidade do mundo. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente.

Empirismo

Empirismo tem sua origem no grego empeiria, que significa “experiência”. As teorias empiristas defendem a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e, em ultima instância, de...
tracking img