Gnose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOLOGIA GNÓSTICA
1. CONCEITO DE GNOSE
A heresia que ameaçava a paz da igreja de Colossos era uma combinação de filosofias orientais e de legalismo judaico com elementos de uma crença que os estudiosos da Bíblia chamam de gnosticismo. Esse nome vem do termo grego gnosis, que significa "saber" (um agnóstico é alguém que não sabe). Os gnósticos consideravam-se "conhecedores" dasverdades profundas de Deus. Eram a "aristocracia espiritual" da igreja. Em primeiro lugar, essa heresia prometia às pessoas uma união tão íntima com Deusa ponto de atingirem a "perfeição espiritual". Os que aceitassem os ensinamentos e cerimônias prescritas pelos gnósticos alcançaria uma plenitude espiritual. Falava-se, ainda, de um "conhecimento pleno", de uma profundidade espiritual que só osiniciados poderiam desfrutar. Dizia-se que tal "sabedoria" os libertava das coisas terrenas e os ligava às coisas celestiais.
É evidente que esses ensinamentos não passavam de filosofia humana, com base em tradições, não na verdade divina (ver Colossenses 2:8). Desenvolveram-se a partir da seguinte pergunta filosófica: por que o mal existe no mundo se a criação é obra de um Deus santo? Aoespecular e ponderar sobre tal questão, esses filósofos chegaram à conclusão de que a matéria era má. Em seguida, concluíram, equivocadamente, que um Deus santo não poderia ter contato com essa matéria má, de modo que deveria existir uma série de "emanações" de Deus em sua criação. Acreditavam em um universo espiritual poderoso, que usava as coisas materiais para atacar a humanidade. Tambémaceitavam uma forma de astrologia, crendo que seres angelicais governavam sobre os corpos celestiais e influenciavam os acontecimentos na Terra (ver Colossenses 1:16; 2:10, 15). (Wiersbe, 2001. v. 2, pág. 134)
Para os Gnósticos, é um conhecimento que brota de uma forma misteriosa, no coração do homem, ou seja, seria o conhecimento que completa o ser, trazendo sentido á vida humana. Seu objeto de busca,é Deus, pois acredita-se em um Deus absolutamente transcendente. Seus princípios gnósticos tem fundamento filosófico em Platão (428-347 a.C.). Para ele, o mundo das ideias tem a função de objeto do conhecimento.
Oito livros do novo testamento combatem o gnosticismo que assediou a igreja pelo espaço de 150 anos. Esses livros são as três epístolas joaninas, as epístolas aos Colossenses, Judas e, emcertas passagens, Efésios, o evangelho de João e o Apocalipse. (Champlin, R.N, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.2, pág. 922)
Defendia duas formas de conhecimento:
1. O conhecimento sensível, que resulta na opinião. É aquela realidade que captamos através dos cincos sentidos, mas que ainda, não era perfeito, precisando de um aprimoramento do pensador.
2.2. Conhecimentointelectual, que faz a ciência, que é feito através das ideias que são universais e intelectuais. (em grego "epísteme", ciência mais avançada, metafísico)
Defendia o inatismo dos conceitos, mundo real das ideias. Não existe neste mundo seres que correspondam a perfeição de nossos conceitos, portanto, esses conceitos são inatos. O mundo real é uma representação daquilo que existe no mundo dasideias. A alma tem corpo acidentalmente, depois da morte, (libertação da matéria) volta ao local de origem, ou seja, mundo das ideias.
Ideias Gnósticas Básicas
1. Dualismo: Era um dos principais fundamentos do Gnosticismo.
Defendiam uma separação entre os mundos material e espiritual, por que para eles, a matéria estava sempre ligada com o mal, e o espírito com o bem. Daí sua crença de que Deusnão poderia ter criado este mundo material. O sentido principal das ideias gnósticas consiste na narração do destino da alma. Ela pertence ao mundo celestial, desce a terra prisioneira da matéria. Para eles, a vida consiste em buscar um caminho de volta para o mundo celestial.
2. Cosmos: Muitos gnósticos sustentam que o mundo é imperfeito, porque foi criado de maneira imperfeita. Á...
tracking img