Glossario microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLOSSÁRIO
- Autótrofo/autotrófico: microrganismos que utilizam matérias inorgânicas como fontes nutritivas; seres vivos, como as plantas, que produzem seus próprios alimentos à custa de energia solar, do CO2 do ar e da água do solo. Palavra originada do grego auto= próprio + trophos = nutrir.

- Bactéria: Grupo diverso e ubiquintario de microrganismos procarióticos unicelulares com tamanhos eformas variadas dependendo da espécie. A maioria varia de 0,2 a 2,0 mm de diâmetro e de 2 a 8 mm de comprimento.

- Bactérias metanogênicas: Utilizam como substrato acetato, hidrogênio e dióxido de carbono. Algumas utilizam o acetato transformando-o em metano e dióxido de carbono, enquanto outras produzem metano através da redução do dióxido de carbono.

- Bactéria Gram-negativa: Bactériasque possuem uma parede celular mais delgada e uma segunda membrana lipídica - distinta quimicamente da membrana plasmática - no exterior desta parede celular. No processo de coloração o lipídio dessa membrana mais externa é dissolvido pelo álcool e libera o primeiro corante: cristal violeta. Ao término da coloração, essa células são visualizadas com a tonalidade rosa-avermelhada do segundocorante, safranina que lhes confere apenas a coloração vermelha.

- Bactéria Gram-positiva: Bactérias que possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Pelo emprego da coloração de Gram, tingem-se na cor púrpura ou azul quando fixadas com cristal violeta, porque retêm esse corante mesmo sendo expostas a álcool.

- Biofilme microbiano: Aglomeração de bactérias que seassociam em comunidade em ambientes onde existe abundância de nutrientes para que possam se alimentar e multiplicar, formando uma colônia de bactérias, que geralmente ficam aderidas a diversas superfícies, devido à produção de pasta viscosa produzida pelo glicocálice (biofilme), que envolve e protege as bactérias. Essa colônia pode ser entre bactérias da mesma ou de diferentes espécies. Tal associaçãorepresenta grande perigo principalmente se ocorrer em indústrias alimentícias, podendo causar diarreia, intoxicação e até a morte. Entretanto, existem diversas colônias que são benéficas e úteis para diversas atividades humanas, como na agricultura e na biotecnologia.

- Biogás: Biogás é um tipo de gás produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactériasfermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.

- Endósporo bacteriano: São formas dormentes de uma célula bacteriana, produzidos por certas espécies de bactérias em situações de escassez de nutrientes . As formas ativas das células bacterianas são denominadas formas vegetativas. O esporo é resistente a condições adversas,incluindo altas temperaturas e solventes orgânicos. O citoplasma do esporo é desidratado e contém dipicolinato de cálcio (ácido dipicolínico) que está envolvido na resistência ao calor. Endósporos são comumente produzidos pelos gêneros Bacillus e Clostridium.

- Célula eucariótica: Célula caracterizada por possuir um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra omaterial genético. As células eucarióticas têm uma organização estrutural complexa. Apresentam um conjunto de organelas celulares, possuindo um complexo sistema membranar interno (retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos...). Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares.

- Célulaprocariótica: Célula de estrutura muito simples caracterizada pela ausência de um núcleo individualizado e com um número muito reduzido de organelas celulares. O material genético, geralmente uma molécula de DNA circular, encontra-se disperso no citoplasma. As células procarióticas raramente possuem genes em mosaico.

- Fermentação: Processo de produção de energia que não envolve a cadeia respiratória e...
tracking img