Glossario microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Ambiental e Energias Renováveis - 3ª Fase
Disciplina: Microbiologia



GLOSSÁRIO

Autótrofo/autotrófico: Seres que produzem o seu próprio alimento, geralmente fazendo uso da fotossíntese para tal. Seus representantes são algas, vegetais e algumas bactérias.

Bactéria: Organismos unicelulares – podendo apenas ser observadas com auxílio de microscópio -, procariontes (nãopossuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser tanto aeróbias como anaeróbias, ou ainda anaeróbias facultativas. Ainda, são consideradas os organismos mais antigos e bem sucedidos do planeta.

Bactérias metanogênicas: são anaeróbias e utilizam hidrogênio como co-fator de reações que catabolizam o gás carbônico (CO2) em metano (CH4).

Bactéria Gram-negativa: bactérias quepossuem uma parede celular mais delgada e uma segunda membrana externa acoplada, formada por lipopolissacarídeos. Entre eles, o ‘lipídio A’, o qual é liberado a partir de seu rompimento por ação de antibióticos.

Bactéria Gram-positiva: bactérias que possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Pelo emprego da coloração de Gram, tingem-se na cor púrpura ou azul quandofixadas com cristal violeta, porque retêm esse corante mesmo sendo expostas a álcool. Têm suas ligações peptídica quebradas através de antibióticos, resultando em morte celular.

Biofilme microbiano: Comunidade a qual pode ser formada por uma ou mais espécies, com as células associadas à uma superfície; são de difícil remoção; tornam o microorganismo associados a eles mais resistente, tendo que,então, o esterilizante penetrar primeiramente no biofilme para eliminar o microorganismo.

Biogás: Combustível gasoso com alto potencial energético, formado principalmente por hidrocarbonetos. É proveniente de reações anaeróbicas resultantes do processo de decomposição, no qual são utilizados biodigestores para captação do metano e do dióxido de enxofre gerados a partir da transformação damatéria orgânica.

Célula eucariótica: possuem o chamado “núcleo verdadeiro”, além de membranas internas e organelas. O tamanho das células varia entre 5-100 micrômetros, em geral são maiores que as células procarióticas.

Célula Procariótica: conhecidas como “células primitivas” ou “antes do núcleo”, não possuem membranas internas, nem mesmo núcleo ou organelas. O tamanho das células varia entre1-10 micrômetros, em geral são menores que as células eucarióticas.

Endósporo bacteriano: Estruturas dormentes, duras e não-reprodutivas produzida por um numero pequeno de bactérias. Tem como função garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de estresse ambiental. São muito resistentes e sobrevivem por longos períodos de tempo.

Fermentação: processo no qual a glicose sofredesdobramento e não depende de oxigênio livre nem de substância que contenha oxigênio para sua realização. Classifica-se em alcoólica, láctica e acética. Nesses processos há liberação de apenas duas moléculas de ATP como saldo final.

Fímbrias: Apêndices presentes nas bactérias, mais numerosas que os flagelos. São classificadas como comuns, as quais têm função de aderência e as sexuais, a fim deauxiliar no processo de transferência de material genético entre bactérias no processo de conjugação.

Fissão binária/bipartição/cissiparidade: processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe”.

Fixação biológica de nitrogênio: processo pelo qual o nitrogênio é captado da atmosfera, onde secaracteriza pela sua forma molecular relativamente inerte (N2) e é convertido em compostos nitrogenados, como amônio ou nitrato, usado em diversos processos químico-biológicos do solo, como a nutrição de plantas.

Fotossíntese: processo realizado por seres clorofilados, em que eles utilizam dióxido do carbono e água, para obter glicose através da luz.

Fungo: Forma de vida bastante simples, sendo...
tracking img