Ginastica em algumas palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGUMAS PALAVRAS SOBRE GINÁSTICA

A ginastica contemporânea caracteriza-se como um conjunto de praticas descendente do sec.19. Em que se consolidou o movimento ginastico europeu e o mesmo se constituiu de diversas formas de se pensar os exercícios físicos, a ginastica teve seu maior destaque em quatro países que são: Suécia, Alemanha, França e Inglaterra. Depois foi se espalhando pela Europa.Na época o movimento ginastico europeu é fruto de pensamento cientifico da época que desejavam atribuir um caráter de utilidade aos exercícios com os princípios de ordem e disciplina contribuindo assim para o afastamento primordial que era o divertimento. Neste momento houve uma tentativa de negação das praticas populares que apresentavam a ginastica como um espetáculo.
A origem da ginasticavem de muito antes do sec.21, veio da Grécia onde a ginastica era compreendida como arte de exercita-se a corpo nu. (gymnos) nome de ginastica em grego. Entende que a ginastica significa a arte ou o ato de exercitar o corpo com o objetivo de fortifica-lo e dar-lhe agilidade.
Eles acreditavam que exercitando o corpo nu transparecia a ideia do livre, do simples, do limpo, desprovido de maldade.Para eles ginastica significa a realização de exercícios como (corrida, lutas, salto etc.) ou sela são grande patê dos exercícios que conhecemos hoje.
Acredita-se que a ginastica vem da pré-história (quando possui a finalidade utilitária de sobrevivência). Passando-se o tempo indo para a idade media os exercícios físicos eram utilizados para lazer dos nobres e preparação militar para os quelutavam nas cruzadas determinação emposta pela igreja. Fundamenta-se, que na idade moderna a ginastica foi sendo valorizada como agente de educação, e sistematiza-se na idade contemporânea como ginastica cientifica.
A FIG reconhece sete tipos de modalidade de ginastica vinculadas: A ginastica artística feminina e masculina, a ginastica rítmica feminina, ginastica aeróbica esportiva, ginasticaacrobática, trampolim e ginastica para todos que é a única modalidade não competitiva.
Ginastica artística feminina – provas: solo (com fundo musical), a trave, as paralelas assimétricas, e a mesa de salto.
Ginastica artística masculina – provas: solo (sem fundo musical), as argolas, o cavalo com alças, a barra fixa, as barras paralelas e a mesa de salto.
Ginastica rítmica – restrita ao sexofeminino. Competições individuais ou em grupo. Provas: bola, fita, maça, corda e arco.
Ginastica aeróbica esportiva – originaria da ginastica de academia. Competições individuais ou em grupos. Não se utiliza aparelhos. Engloba exercícios dinâmicos explorando coordenação, força e flexibilidade.
Ginastica acrobática – competições em grupos não se utiliza aparelhos. Engloba exercícios de difícilcoordenação, envolvendo acrobacias, elementos de flexibilidade e força, formação de pirâmides humanas e figuras.
Trampolim – competições individuais exceto o trampolim sincronizado. São quatro provas: trampolim individual, trampolim sincronizado, duplo mini trampolim e tumbling. Envolve saltos e diversas acrobacias, de acordo com o aparelho utilizado.
A ginastica para todos - é a antigaginastica geral, a nomenclatura ginastica para todos é nova, sendo utilizada pela FIG desde janeiro de 2007. Ressaltando que é uma modalidade apenas demonstrativa sendo uma combinação de elementos gímnicos com manifestações culturais (dança, teatro, circo, folclore, dentre outros) apresentada através de atividades livres e lúdicas.
A ginastica ganhou um caráter esportividade especialmente a partirdo sec.20, com grande influencia inglesa que era um grande percursor de manifestações da cultura corporal e do caráter competitivo. Neste sentido, a ginastica esportiva passou a ocupar grande espaço, nas competições e adquirir grandes resultados (muitas vezes a qualquer custo) na perspectiva de adestramento e mecanização de movimentos do individuo da padronização da cultural corporal.
Nesse...
tracking img