Gestor de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
Evolução da Gestão de Pessoas nas Organizações
Década de 30
O RH era constituído pelos donos das empresas. Utilizavam-se do conceito"manda quem pode, obedece quem tem juízo".Esse período instituiu no Brasil a fase de controle ostensivo da classe trabalhadora,em que de um lado estava o Ministério do Trabalho ligado ao sindicato e, de outro, o controle interno, por intermédio daschefias depessoal. Para completar, as empresas não se preocupavam com a mão-de-obra,pois que esta era abundante e barata.Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados.
Década de 40
O RH era constituído por advogados, especialistas em entender as leis para não cumpri-las. Getúlio Vargas promulga a CLT, inspirada na carta fascista de Mussolini. Surgem as primeiras juntastrabalhistas e as primeiras reclamações. É um momento marcado pelo antagonismo entre as partes.
Década de 50
O RH era constituído por engenheiros. Fase de industrialização do País onde o Rh se resume a estudos de tempo e movimento. Para as empresas, os Recursos Humanos não são pessoas, mas sim processos. Taylor e Fayol, autores da Teoria Geral da Administração e estudiosos da Administração comociência são os gurus da época
Década de 60
As empresas descobrem o trabalho em equipe e pela primeira vez não fazem RH pensando só em si mesmas mas principalmente no sindicato patronal e no de funcionários.Foi na década de 60 que passou a surgir o termo administração de pessoal,o ser humano, embora reconhecido e necessário na empresa, era ainda visto de forma fragmentada: uma pessoa submissa, debaixa iniciativa e criatividade.

Década de 70 e Década de 80
O RH é constituído por Administradores de empresas. Eles mediam o próprio poder pelo tamanho da estrutura que tinham para gerenciar, então os organogramas das corporações eram imensos e inchados desnecessariamente.
A partir de 1978 até 1988, a melhoria de componentes tecnológicos evoluiu para máquinas menores e mais eficientes comforte polo tecnológico situado no Japão. O que se sucedeu foi uma escassez de empregos como nunca se havia visto. O impacto na gestão de pessoas foi imediato pois o problema fundamental configurava-se como a simples sobrevivência econômica. Em função do modelo japonês de gestão que tinha a habilidade de produzir produtos de qualidade a preços baixos  agora o foco havia mudado de círculos dequalidade para as “re-engenharias” e “Total Quality Management” também conhecido como TQM, ou seja, a participação dos recursos humanos neste momento não ocorria para satisfazer necessidades de poder político, mas sim como instrumento para a qualidade dos produtos e o foco no cliente.A administração de pessoal embarcou nos programas de qualidade, em geral e o mundo do trabalho foi invadido por uma sériede mudanças, devido aos grandes desafios provocados pela evolução da comunicação, chegada da globalização e do desenvolvimento tecnológico.Isso provocou mudanças e o padrão de gestão não poderia continuar sendo o mesmo.

Década de 90
Este cenário da década de 90 exigiu das organizações a reestruturação em várias frentes, pois a era da competitividade havia chegado bruscamente. O mercado mudou,os lucros passaram a ser equacionado pelo valor de um bom serviço prestado aos seus clientes, e para tanto, o seu pessoal teria que ter qualificação, competência para atingir esta excelência de serviço tão almejada.
Surge uma nova época: a Era da Informação ou do Era do Capital Intelectual. 
Nesse novo contexto, o detentor do capital mais valioso para as organizações – a pessoa – passa a sermais valorizado. A criatividade e inovação passam a ser requeridas.
Surge a necessidade de tratar a pessoa não mais como um “recurso” humano equiparado aos demais recursos empresariais, mas como um elemento diferenciado para o sucesso organizacional. O “talento” a ser descoberto e desenvolvido. O conceito “gestão de pessoas” surge nesse momento. Uma nova forma de tratar as pessoas se estabelece...
tracking img